fbpx

Cinco conselhos para acertar no modelo de um negócio digital

Cinco conselhos para acertar no modelo de um negócio digital

A possibilidade de criar uma empresa com baixos custos é um dos grandes atrativos de empreender na internet. Infelizmente, a maioria dos negócios não dá certo. São vários os motivos, mas quase sempre a causa do fracasso está em alguma lacuna do modelo de negócio. Pode ser que o mercado específico não foi bem avaliado, a capacidade e a escala do empreendedor foram limitantes ou o modelo de receita foi mal escolhido. Não há fórmulas prontas para acertar no modelo de negócio. Há, porém, cuidados que podem reduzir o riscos. A consultoria de negócios de internet Member Gate reuniu alguns conselhos que podem ajudar o empreendedor a vislumbrar melhor qual é o modelo mais adequado para sua empresa.

Estabeleça os parâmetros de trabalho

Antes de avaliar os diversos modelos de negócios de internet, defina como irá trabalhar. É preciso estabelecer quantas horas por dia, por semana e por mês. Qual é o investimento inicial que você pode fazer? Será preciso formar uma equipe? Qual será uma possível estratégia de saída? Conversar com a família pode dar uma dimensão da sua disponibilidade e de quanto sacrifício todos estão dispostos a enfrentar pela empreitada.

Defina as metas

O que você deseja conquistar com seu negócio na internet? Quanto de receita definiria um negócio de sucesso para você? O faturamento que você deseja está diretamente ligado ao esforço que você coloca no projeto e ao plano de negócios escolhido.

Avalie alguns exemplos de modelos de negócios que se provaram bem-sucedidos

  • Sites de assinatura – cobram taxas de adesão ou assinatura em troca de acesso a conteúdos exclusivos do site;
  • Aplicações – cobram taxas para uso de produtos ou serviços online;
  • Softwares especializados – programas para desenvolvimento e marketing para atender a necessidades especiais de clientes de ponta;
  • Serviço de suporte – oferece produtos, ferramentas, templates e treinamento para empresas e outros negócios de internet;

O que todos os modelos têm em comum é o fato de o produto ser uma informação ou serviço baseados e distribuídos pela internet.

Evite modelos que já falharam muito

  • Qualquer negócio que envolva a entrega física de produtos, o que aumenta os custos e reduz as margens;
  • Um modelo de negócio que o coloque em competição com grandes varejistas, como Wal-Mart, Amazon. Essas empresas têm capacidade para comprar em escala infinitamente maior que a de um empreendedor. Atue em nichos para não competir com gigantes;
  •  Qualquer modelo que compre do atacado e venda no varejo. Como as margens são pequenas, somente um grande volume pode gerar lucro.

Para aumentar as chances de sucesso, o ideal é um modelo de negócio em que o empreendedor desenvolva ou tenha o produto que vende. A entrega deverá ser digital, para que os clientes possam acessar online. Assim, uma cópia poderá ser vendida inúmeras vezes.

Avalie suas metas e parâmetros com as dos modelos que deram certo

Alguns modelos proporcionam receitas mais baixas, mas exigem menos trabalho. Cabe ao empreendedor escolher o modelo de negócio que se adapta melhor à sua disponibilidade, seus recursos, seu tempo e seu talento.

Autor: Thiago Cid
Fonte: PEGN

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.