fbpx

Com software pioneiro no Brasil, startup prevê crescer 10 vezes em 2017

Com software pioneiro no Brasil, startup prevê crescer 10 vezes em 2017

A CoBlue trabalha com solução de OKR e contou com o auxílio do programa Startup SC, do Sebrae/SC, para alavancar o seu negócio

 

Com uma solução pioneira no Brasil, a CoBlue é especialista em gestão ágil de performance. A startup catarinense foi a primeira no país a desenvolver um software de OKR (Objectives and Key Results). O recurso tem como objetivo potencializar o crescimento de instituições e aprimorar suas culturas organizacionais com foco em alto desempenho. Desde que passou pelo Programa Startup SC, do Sebrae/SC, em 2016, a CoBlue já impactou mais de 30 mil pessoas. A projeção é que até o fim do ano 210 empresas adotem a solução e o software gere um aumento de 10 vezes no seu número de usuários, contratos e faturamento – em 2016, a receita da empresa foi de mais de R$ 1 milhão.

 

George Eich, sócio da Coblue, destaca que a participação no programa foi essencial para a o aumento da rede de contatos e o entendimento de mercado: “foi um divisor de águas. Mesmo já tendo passado por outros negócios, os workshops e mentorias foram fundamentais para o crescimento da CoBlue hoje. Outro grande benefício foi o network com startups em diferentes estágios, além é claro da possibilidade de entrar no ecossistema de inovação de Santa Catarina.” Durante o programa, George ainda validou sua solução dando consultorias e definindo os OKRs para seus colegas.

 

Por meio do software, a startup auxilia seus clientes a determinarem metas possíveis para serem alcançadas em um determinado período, tornando seus processos mais dinâmicos e o negócio escalável. São três momentos da implementação da metodologia que ficou famosa pela adoção em grandes empresas de tecnologia, como Google e Twitter: consultoria de implementação da solução, software e suporte. Nesta última, as empresas podem contratar consultorias e coaching de performance para melhorar os resultados .

 

Para George Eich, sócio da CoBlue, além dos resultado de crescimento direto, o OKR ainda auxilia no alinhamento da cultura organizacional. “Os objetivos são determinados por toda a equipe e para toda ela, ou seja, tanto o gestor como o desenvolvedor da ponta terão OKRs para apresentarem no fim de cada ciclo e durante o processo todas as pessoas cadastradas no software terão como ver o progresso dos objetivos, uma vez que a transparência é um dos pilares da metodologia”, explica Eich.

 

Com pouco menos de dois anos de atuação, a startup já conquistou clientes como Pague Veloz, Braspag e Leão. Apesar de ser comumente utilizada em empresas nascentes em tecnologia, a metodologia pode ser aplicada na indústria e em outros setores de serviços, além de organizações de grande porte.

 

Do mercado de moda ao de software de gestão

 

George, um dos sócios da CoBlue, passou por nove empresas desde 2010, entre elas uma fábrica de sorvete e uma revista e produtora digital de moda, antes de ingressar no mercado de gestão ágil. Estudando tendências e trabalhando na produção de relatórios de inovação, percebeu a oportunidade de empreender neste setor. Para isso, aprendeu programação no YouTube e fundou a CoBlue em 2014 – na época dedicada a soluções de inteligência competitiva. Após pivotar cinco vezes, em 2015 se especializou em OKR e em 2016 se juntou com o atual sócio Antonio Zubieta, passando atender empresas de grande porte como Gol, Centauro, Smile, Grupo Pão de Açúcar, entre outros.

 

No ano da fundação foi fechado contrato com a Porto Seguro Conecta e o Portal Comunique-se. Com o auxílio do programa de capacitação Startup SC, do Sebrae SC, a startup validou seu modelo e hoje conta com um escritório em Balneário Camboriú e outro em São Paulo. No total, são cerca de 16 profissionais trabalhando para o desenvolvimento do software, com previsão de fechar o ano com mais 10 pessoas .

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.