fbpx

Startup Weekend Women Edition fomenta criatividade e premia melhores ideias

Startup Weekend Women Edition fomenta criatividade e premia melhores ideias

cuidebem54 horas, 120 participantes de todo o Estado, 52 ideias, 14 projetos e 3 novas startups entre as mais votadas. Uma das edições mais emocionantes de um dos principais eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo, o Startup Weekend Women Floripa chegou ao fim.

Durante os dias 19, 20 e 21, as participantes compartilharam e validaram suas ideias, criaram um modelo de negócio e apresentaram para uma banca avaliadora. O evento contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas, o máximo permitido para cada edição. Na edição Women, a principal diferença é que 75% dos organizadores, mentores, jurados e participantes são mulheres.

Soraya Tonelli, coordenadora do Sebrae Santa Catarina na região de Florianópolis, destaca que nesse universo da tecnologia o que predomina ainda são os homens, tanto que nos eventos de tecnologia, 90% das participações são masculinas. “O Startup Weekend Women trabalha no empoderamento feminino no sentido de mostrar que elas podem sim ser representadas em áreas como programação e tecnologia. Iniciativas como essa são muito importantes para trazer essa força e mostrar que nós somos capazes de fazer a diferença”.

A programação teve início na sexta-feira, com a apresentação de ideias para novas startups e seguiu com a formação de equipes. No sábado, iniciou a corrida para a criação de startups e seus produtos em apenas 54 horas

Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC do Sebrae Santa Catarina e um dos coordenadores do evento, explicou que os grupos (14 no total) receberam orientação de 12 mentores que acompanharam os processos de validação e desenvolvimento de ideias. O objetivo era que os participantes entendessem todo o caminho entre uma ideia de negócio, até a execução final do projeto. Para isso, eles contaram com a ajuda de especialistas em design, desenvolvimento, marketing e administração.

Os três projetos premiados nessa edição foram, em primeiro lugar Cuide Bem, aplicativo para ajudar as pessoas que estão cuidando de outras pessoas, Conexão Liberdade, plataforma marketplace na qual o grupo produtivo, obedecendo o critério principal de ser composto de membras em situação de cárcere penitenciário ou egressas, faz seu cadastro e monta sua loja com fotos, descrição e preço dos produtos, e o projeto Hommie, solução para a divisão das contas familiares. Como menção honrosa, o projeto Lilith, aplicativo para casais liberais.

O evento mantido pela aceleradora americana TechStars, já teve edições em mais de 700 cidades ao redor do mundo. A edição de Florianópolis tem como patrocinadores o Sebrae/SC, Outback, Coca-Cola, Softplan, Fecondare, Da Magrinha, Coffee & Shop 18, Meus Pedidos, ContaAzul, Hiper, Dialetto e Embraco.

Depois dessa edição em Florianópolis, o evento prossegue, em setembro no município de Criciúma, e em outubro nas cidades de Palhoça e Tubarão.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.