fbpx

Terra das startups: Santa Catarina tem quatro programas de inovação com inscrições abertas

Terra das startups: Santa Catarina tem quatro programas de inovação com inscrições abertas

O ecossistema de tecnologia e inovação não para de crescer em Santa Catarina. Prova disso é que com apenas 30 anos de existência, ele já representa 5% do PIB do Estado: são 3 mil empresas, com 50 mil colaboradores.

Uma das características mais marcantes do setor tecnológico catarinense é que ele é formado por empreendedores locais, que criaram seus negócios aqui. As multinacionais representam uma parcela muito pequena das empresas de TI no Estado, o que reforça a importância de estimular o empreendedorismo e auxiliar quem está entrando no mercado agora.

Para apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica e o ingresso ou consolidação delas no mercado, quatro iniciativas estão com inscrições abertas em SC. São programas que oferecem mentorias, investimento, aproximação com grandes companhias, entre outros benefícios. Saiba mais sobre cada um deles:

Link Lab

Programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) conta com 10 grandes empresas que patrocinam a iniciativa e buscam startups para ajudá-las a inovar. São elas: Grupo Nexxera (cofundador), Ambev, Brognoli, Cesusc, Engie, Flex, Marisol, Qualirede, Teltec e Weg. As inscrições para as startups estão abertas até o dia 11 de março e o programa funciona como um mini ecossistema de inovação  – pequenas e grandes companhias se conectam e podem gerar qualquer tipo de negócio, desde investimentos e aquisições até criação de soluções tecnológicas e de novas empresas.

Os selecionados para o programa vão conviver durante quatro meses em um espaço com mais de 600m² de integração com as empresas patrocinadoras do programa, em Florianópolis. Eles passarão a integrar o grupo de associadas à ACATE, podendo ter acesso a dezenas de benefícios ofertados pela entidade. Durante o programa, participarão de iniciativas de acesso à mercado via empresas patrocinadoras, assim como as Verticais de Negócios da ACATE, além de workshops com parceiros selecionados em áreas como jurídica, contábil, marketing digital, comunicação, estratégia, além de receberem créditos e descontos no acesso a soluções empresariais, infraestrutura em computação na nuvem, entre outros.

Inscrições: até 11 de março, em linklab.acate.com.br

Startup SC

Programa de capacitação e mentorias do Sebrae/SC para empresas nascentes de tecnologia. O programa possui duração de cinco meses e oferece, além de capacitação, acesso a rede de empreendedores do ecossistema de sucesso catarinense. Esta é a oitava edição da iniciativa que pela primeira vez estará selecionando 30 startups – que serão divididas em duas turmas, em Joinville e Florianópolis. As inscrições seguem até o dia 19 de março e o resultado será divulgado no dia 28 de março.

Além da capacitação os participantes ganham créditos para utilização nas plataformas AWS, Google Cloud e IBM Cloud, assinatura de um ano na ContaAzul, dois anos de isenção na mensalidade da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), tarifas especiais para transações na Asaas, entre outras vantagens.

Inscrições: até 19 de março, no link https://www.startupsc.com.br/inscreva-se/.

Scale Up Endeavor

O programa Scale-up, iniciativa da organização mundial de fomento ao empreendedorismo Endeavor, está com inscrições abertas nacionalmente para empreendedores de alto impacto. Para edição de 2018 a Endeavor irá selecionar 200 empresas, de todo o país, com turmas sediadas em Fortaleza, Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Durante o programa, os participantes terão acesso a mentorias exclusivas e a toda rede de conexões Endeavor.

Inscrições: até 6 de abril, em www.scaleupendeavor.org.br.

Construtech Ventures

Outra iniciativa que surge no estado é o Construtech Ventures. Pelo Construtech Ventures, o primeiro venture builder do mundo focado nos setores imobiliário e de construção, empreendedores do setor com alto potencial recebem suporte para a criação de startups partindo do zero. Esse suporte pode envolver investimento, apoio da força de vendas, conhecimento de negócio e mesmo infraestrutura. Em troca, as startups oferecem soluções inovadoras. Na prática, a agilidade de uma startup se alia com a estrutura operacional de uma grande empresa. Assim surgiu a ZeroDistrato, startup que está usando inteligência artificial para conseguir prever risco de cancelamento de contratos em incorporadoras. A iniciativa, que foi um dos destaques no programa Alpha Inova, da Alphaville Urbanismo, é só o início. O portfólio da Construtech Ventures prevê o apoio a oito startups do segmento de construção e o objetivo é chegar a 20 até 2020.

Inscrições: sempre abertas, em http://construtechventures.com.br/

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.