fbpx

Programa Capital Empreendedor

O programa visa preparar e educar empreendedores e sócios fundadores de startups inovadoras no âmbito dos investimentos de risco

Sobre o Programa

O programa Capital Empreendedor, iniciativa do Sebrae/SC, visa preparar e educar empreendedores e sócios fundadores de startups inovadoras no âmbito dos investimentos de risco — uma das formas de captar recursos para realizar planos e projetos de longo prazo do seu negócio.

Nessa forma de financiamento, o investidor aporta recursos em uma empresa de capital fechado em troca de participação societária — a qual geralmente representa uma parcela minoritária.

Esse aporte pode ocorrer em diversos momentos de um projeto, desde negócios que estejam começando até empresas mais maduras que já possuem uma grande operação, mas precisam de recursos para continuar crescendo.

O que você aprende?

  • A entender a lógica do investimento de risco, conhecer os principais processos e critérios de decisão dos investidores de risco e estar preparado para se relacionar com os mesmos.
  • A identificar o investidor e a proposta de investimento que mais agrega valor ao negócio e melhor se adéqua ao momento da empresa.
  • A se aproximar dos investidores cuja tese de investimento estejam alinhadas com o propósito da empresa.

Inscrições

O programa em 2021 será totalmente on-line com capacitações e mentorias muito práticas e com a participação de investidores, e ao final, faremos o evento Circuito de Investimentos que vai realizar rodadas de negociações com investidores.

Cronograma 2021

Inscrições: de 11 até 26 de maio
Workshop de Empreendedores: Dias 19, 22, 26 e 29/07, 02 e 05/08
Oficina de Pitch Deck: Dias 20, 23, 27 e 30/07, e 03/08

Das atividades que o projeto realiza, podemos destacar

Workshop de Empreendedores

Conheça os principais mecanismos de funcionamento e critério de decisão de um investidor de risco.

Mentorias de planejamento

Desenvolva ferramentas e métricas essenciais para amadurecer seu negócio.

Mentoria comportamental

Desenvolva habilidades que o deixem melhor preparado para o processo de investimento.

Circuito de investimentos

Se aproxime de investidores e amplie seu networking com as startups participantes do programa.

Etapas do Ciclo de Preparação

Público-alvo – Ecossistema de inovação local, pequenos negócios inovadores do estado, startups atendidas em programas do Sebrae/SC – Projeto Startup SC, Inovativa, Editais de Inovação, Projetos de pré-aceleração local; empresas de Alto impacto.

Objetivos – Etapa na qual é realizado o lançamento do Projeto no estado. Orientar os participantes sobre os temas relativos a capital de risco, compartilhados por investidores com atuação nacional, cases de empresas investidas e escritórios jurídicos especializados em investimentos de risco. Nessa etapa começa o processo de aproximação com os players do ecossistema de capital de risco local e nacional. Nessa etapa iniciam-se as inscrições para o processo de avaliação e seleção das das empresas para a capacitação.

Público-alvo – Até 20 empreendedores selecionados de pequenos negócios inovadores e startups atendidas em programas do Sebrae/SC – Projeto Startup SC, Programa Inovativa, Editais de Inovação, Projetos de pré-aceleração local e empresas de Alto impacto. Destacando que todos devem ser avaliados e classificados segundo metodologia específica do Projeto.

Objetivos – Preparar empreendedores, por meio de metodologia prática e participativa, para conhecerem os principais mecanismos de funcionamento e critério de decisão de investimento de um investidor de risco (aceleradora, investidor anjo, fundo de investimento). Destaca-se a importância do conhecimento para que possam identificar o investidor que apresenta a melhor proposta de valor e que esteja adequado ao estágio e momento da empresa. Nessa etapa já se inicia a aproximação com os players do ecossistema de capital de risco nacional e local.

Público-alvo – até 10 empreendedores selecionados de pequenos negócios inovadores e startups classificados no Workshop de Empreendedores.

Objetivos – Acompanhar os empreendedores no desenvolvimento de ferramentas e no desenvolvimento de métricas essenciais para amadurecerem seus negócios, Teses de Investimentos, para estarem aptos a conversar e apresentar-se a potenciais investidores. Espera-se que, ao final, o empreendedor saia com uma Tese de Investimento robusta e preparado para receber um investimento inicial.

Público-alvo – até 4 empreendedores de pequenos negócios inovadores e startups classificados na mentoria, players do ecossistema de capital de risco: aceleradoras, plataformas de crowdfunding de investimento, investidores com atuação nacional, escritórios jurídicos especializados em investimentos de risco, Comissão de Valores Mobiliários e Bolsa de valores, gestores e analistas que conduziram o Projeto nos estados.

Objetivos – aproximação com investidores de São Paulo e networking entre as startups participantes do Projeto, com o propósito de networking, buscar Investimentos e geração de negócios.

Público-alvo – Até 3 empreendedores de pequenos negócios inovadores e startups classificados para o circuito de investimento.

Período – um encontro mensal, de uma hora cada, durante doze meses após o Circuito de Investimento.

Objetivos – Orientação e acompanhamento dos empreendedores para a tomada de decisão relativa a investimento e ajustes no modelo de negócio.

Período de inscrições para seleção para o Projeto: de 11 de MAIO até 26 de MAIO