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Gestão de pessoas em startup: o que todo empreendedor deve estar atento

Gestão de pessoas em startups: o que todo empreendedor deve estar atento

Gestão de pessoas em startup: o que todo empreendedor deve estar atento

A gestão de pessoas em startup tem como principal vantagem ajudar o negócio a crescer no mercado, qualificando os colaboradores e assim, melhorando os resultados. Porém, muitos gestores não veem esse processo como fundamental, e deixam como segundo plano.

O estudo feito pelo CB Insight, em 2019, teve como premissa mostrar os principais erros cometidos pelas startups que falharam. E em terceiro lugar apareceu a dificuldade em gestão de pessoas. Seja por baixa motivação, baixa capacidade de entrega e até falta de visão comum.

Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre a importância da cultura organizacional na  gestão de pessoas em startup. Além disso, poderá conferir algumas boas práticas que foram apresentadas por especialistas no assunto durante o Case Startup Summit 2020. Acompanhe!

 

A importância da cultura organizacional

 

A gestão de pessoas em startup é fundamental porque se reflete em todos os processos de motivação, produtividade, engajamento, retenção de pessoas e bem-estar dos colaboradores. Quando bem feita, as métricas de todas essas áreas tendem a melhorar junto com a satisfação das equipes. Para isso, é necessário direcionar um líder para gerenciar o time.

Um time engajado é também mais produtivo, e isso irá destacar sua marca no mercado, mostrando os profissionais comprometidos com o negócio.

Durante o Case Startup Summit 2020, aconteceu a palestra “Cultura como diferencial competitivo”. Nela, Matheus Goyas, CEO e cofundador da Trybe, e Adriana Barbosa, CEO e fundadora da Vaipe, falaram mais sobre a cultura dentro da empresa. Você também pode acompanhar a palestra em áudio no podcast do Startup SC!

Segundo Matheus, “a cultura é construída pelas pessoas. É como a gente se comporta, mas mais importante, é aquilo que vai orientar as pessoas a tomar decisões difíceis. E a cultura serve para orientar as pessoas nesses pontos. Além de guiar, facilita a organização sobre o que e como fazer, e otimiza o alinhamento com o propósito”.

E para chegar na definição do que é cultura para sua startup, quando isso já não nasce com a empresa, é preciso saber primeiro o objetivo da empresa. Quando a empresa é pequena, muitas vezes, ela trabalha por demanda.  Por isso, o primeiro passo é definir esses objetivos e estratégias que serão adotadas.

Feito isso, você conseguirá definir a cultura da sua empresa. E então, entra a gestão de pessoas em startup. Adriana Barbosa comenta que “ter bem definido o conteúdo, ou seja, qual é sua missão, quais são seus valores, o que é esse valor” é um excelente primeiro passo no desenvolvimento da cultura. 

A partir daí, diz ela, “é preciso garantir que todo mundo conheça esses valores, que  elas vivenciem esses valores, e que tenham seus comportamentos guiados por ele”, explica.

Por isso, para uma gestão de pessoas em startup eficiente é preciso ter uma cultura organizacional. É ela que direcionará os resultados do seu negócio. E para conseguir mensurar se seus colaboradores estão alinhados a cultura da empresa, Adriana dá uma dica: utilizar metodologias como o NPS (Net Promoter Score), que analisa a satisfação do time, pode contribuir para entender melhor a percepção do time sobre essas práticas implementadas.

 

Employer branding

 

Uma  cultura interna consolidada e bem construída e enraizada leva a um outro critério ligado à gestão de pessoas em startup, que é o employer branding. Isso significa ter um conjunto de estratégias que a empresa usa para mostrar seu valor para o mercado de trabalho e para possíveis candidatos às vagas abertas. 

Esta prática prevê a divulgação dos valores e políticas de recursos humanos para todos, extrapolando somente a empresa. Assim, você conseguirá fortalecer sua empresa perante os profissionais que buscam emprego, atraindo os mais alinhados à sua cultura. 

Esse foi mais um dos temas debatidos no evento Case Startup Summit, durante a palestra “O que é Employer Branding e como ele pode impactar diretamente o seu negócio”. A apresentação está disponível também em áudio no podcast do Startup SC, se preferir acompanhar.

Suzie Clavery, fundadora da Employer Branding Brasil, destaca a necessidade de manter uma boa gestão de pessoas em startup não só na hora de atrair novos talentos, mas durante todos os processos pelos quais o colaborador vai passar internamente, como promoção, mudança de cargo etc. E claro, também estar presente no desligamento quando este for o caso.

Para ela, as boas práticas devem estar presentes desde as entrevistas com gestores até como o colaborador é recebido no onboarding. “Quando bem realizado, isso traz uma marca, uma impressão e uma referência que ele nunca mais vai esquecer. E se não fizer isso bem feito, vai repercutir por toda a jornada do colaborador. O desligamento também tem que ser bem feito, senão, quando a pessoa sai da empresa, que imagem você quer que ela leve da sua empresa?”, questiona Suzie sobre a importância desse passo dentro das startups.

Anna Moreno, responsável por gestão de pessoas no Boston Consulting Group (BCG), que também participou dessa palestra, acredita que muitas empresas ainda não reconhecem o valor desta prática, por isso reforça a importância do employer branding.

Essa gestão da marca empregadora precisa ser do começo até o final da carreira de cada funcionário, de cada pessoa. Principalmente hoje em dia, que as pessoas deixam de comprar um produto se elas não se identificam com uma marca, o que dirá trabalhar e dedicar seu tempo se não concorda com os valores daquela empresa”, provoca Anna.

Segundo a especialista, este é um assunto sobre o qual precisamos falar cada vez mais. “É preciso transformar o mindset das lideranças de grandes empresas e de startups, para formar a próxima geração de grandes líderes que pensa em valor, ética, e se preocupam genuinamente com os colaboradores”, conclui. 

Suzie acrescenta ainda que o ponto principal das práticas de gestão de pessoas em startup não deve ser o CEO ou gerente. Essa figura deve, sim, ser uma referência, mas é preciso que a empresa toda esteja engajada nessa missão para que a cultura de fato aconteça.

Dessa forma, você estará valorizando sua marca e seus colaboradores, melhorando a visão que o mercado tem da sua empresa. E com isso, ganhando novos clientes. Por isso, a gestão de pessoas em startup é fundamental para todos os negócios, e deve ser o foco dos gestores.

Continue acompanhando as dicas no blog do Startup SC!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.