fbpx

14 startups de SC viajam a Lisboa para representar estado em evento de tecnologia

14 startups de SC viajam a Lisboa para representar estado em evento de tecnologia

O Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, prevê receber mais de 40 mil participantes. Missão de Santa Catarina leva 17,5% das startups brasileiras expositoras. 

Durante os dias 1º a 4 de novembro, Lisboa sediará um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit. Com expectativa de receber mais de 40 mil participantes, o evento contará com mais de mil palestrantes ao longo de 28 trilhas de conteúdo, com 35 temas centrais. Considerado internacionalmente como a “Olimpíada de Tecnologia”, o evento é um dos principais espaços de troca entre o ecossistema de inovação mundial. Além das palestras, haverá um espaço exclusivo para exposição de startups. No total, são 1.250 negócios vindos de 74 países. A comitiva brasileira possui 80 startups e, destas, 14 são de Santa Catarina.

A missão catarinense é organizada pelo Startup SC — programa do Sebrae/SC para capacitação e fomento do ecossistema de startups. De acordo com Alexandre Souza, gestor do Startup SC, todas as selecionadas para expor suas soluções no Web Summit participaram de turmas do programa de Capacitação Startup SC, iniciativa da entidade. “Comparecer a este evento é uma grande oportunidade de desenvolvimento para as startups catarinenses. Dessa forma, nossa missão sai do estado com o objetivo de criar conexões estratégicas e promissoras neste ponto de encontro mundial da inovação. Em 2019, por exemplo, algumas retornaram ao Brasil com investimentos”, complementa Souza.

Com 12 anos de trajetória, o Web Summit aconteceu pela primeira vez em Dublin, na Irlanda, no ano de 2009. Ao longo de sete edições, até 2015, a ‘Ilha de Esmeralda’ recebeu o evento. De 2016 a 2018 o bastão foi passado para Portugal, que sediará o Web Summit até 2028. A edição de 2019, citada pelo gestor do Startup SC, foi a última realizada presencialmente por conta da pandemia de Covid-19. Em 2020, a programação foi totalmente remota e, neste ano, retorna ao modelo tradicional, mantendo apenas algumas apresentações online. As missões catarinenses participam do Web Summit desde 2019.

Missão Catarinense no Web Summit

Neste ano, 17,5% das startups expositoras brasileiras são empresas catarinenses que participaram das turmas do Programa de Capacitação Startup SC, do Sebrae/SC. São elas: Auten Energy, Débito Direto, Equilibrium, Erah, Feedz, Hybri, IOpoint, Multipedido, OSuper, Payface, Quiron Digital, Totall Sistemas, Varejocloud e Yungas.

A Payface, startup de tecnologia que utiliza reconhecimento facial para proporcionar um pagamento rápido em varejos físicos, vai ao evento buscando conexões com o que há de mais moderno em tecnologia e negócios. “Estamos bastante entusiasmados em participar do evento. Nossa expectativa é de termos a oportunidade de nos encontrar pessoalmente com parceiros, tanto atuais quanto potenciais, como emissores e investidores”, conta Eládio Isoppo, CEO e fundador da startup.

Também expondo pela primeira vez no Web Summit, a Yungas — pioneira no segmento de franchising com solução para gestão e comunicação de grandes redes baseada na metodologia de Customer Success —, tem como objetivo mapear o segmento internacional de franchising e entender o movimento do mercado ao longo do evento, já que a expansão internacional está nos planos de futuro da empresa. De acordo com Guilherme Reitz, cofundador e CEO da Yungas, o Web Summit será importante para entender as dores do setor de franquias fora do Brasil, além de começar relações com pessoas relacionadas a fundos e investimentos e analisar as inovações e novas soluções das empresas participantes.

Tanto a Payface quanto Yungas participaram do Programa de Capacitação Startup SC na turma de 2020. “É muito gratificante observar que o trabalho de mentorias desenvolvido no Sebrae influencia e proporciona o desenvolvimento dessas startups. Agora, a evolução delas, e das outras 12 startups expositoras, mira no networking mundial”, finaliza Souza.  O grupo de empreendedores catarinenses viaja dia 29 de outubro e retorna ao Brasil no dia 05 de novembro.

Alexandre Souza

Coordenador do Startup SC, projeto do Sebrae/SC que tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.