fbpx

Startup Weekend 2019: Um laboratório de empreendedorismo

Startup Weekend 2019: Um laboratório de empreendedorismo

Atualmente Santa Catarina tem um papel privilegiado nacionalmente no setor de tecnologia, com empresas de diferentes portes, incluindo aí startups. Nosso estado é o maior em densidade de startups no Brasil, segundo análise realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e pela empresa de consultoria Accenture.

As startups são feitas em sua maioria por ideias, mas os projetos que alcançam sucesso são aqueles cujas ideias são baseadas em problemas reais. Essencialmente uma startup existe para resolver um problema, de algum cliente, seja ele B2B ou B2C. Se não há um problema ou necessidade, provavelmente não há mercado para o produto que essa startup quer oferecer. Quanto mais difícil de enxergar esse problema, mais inovador é o negócio. Então uma startup para se diferenciar precisa entender quem é o cliente que ela quer atender, qual o tamanho do mercado, e principalmente, como resolver a ‘dor’ que este cliente possui. Encontrar essa combinação de problema/solução deve ser a preocupação principal do empreendedor nos momentos iniciais da startup.

Como coordenador do projeto Startup SC do Sebrae Santa Catarina, recebo diversos e-mails com dúvidas sobre qual a melhor forma de iniciar uma startup, como tirar uma ideia do papel, como prospectar clientes, como encontrar um programador ou sócio, etc. E para todas estas perguntas, minha resposta é sempre a mesma: Participe de uma edição do Startup Weekend.

O Startup Weekend (SW) é o maior programa global de empreendedorismo, onde pessoas de várias áreas:  desenvolvimento, design, negócios, etc., se juntam para criar uma startup num fim de semana. O objetivo é tirar ideias do papel, formando grupos multidisciplinares, que em 54 horas devem desenvolver suas ideias, criar modelos de negócios, validá-los, desenvolver protótipos e apresentar um pitch final para uma banca de jurados.

O evento já foi realizado em mais de 150 países, 726 cidades, impactando mais de 193 mil pessoas, e o Brasil é o segundo maior país em números de edições de Startup Weekends no mundo (atrás apenas dos EUA).

Muito mais que uma competição, o SW propõe através do empreendedorismo, inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades que aspiram transformar seus ambientes através da inovação. E os benefícios para quem participa são enormes. Criatividade, aprender a ouvir, trabalhar em equipe, e comunicação, são apenas alguns dos aprendizados que se leva desta experiência.

E a boa notícia, em 2019 diversas edições do SW acontecem em Santa Catarina. Já estão confirmados para este ano, com o apoio do projeto Startup SC, edições em mais de 14 cidades.

Confira o calendário completo:

  1. Joinville – 29, 30 e 31 de marco
  2. Lages – 12, 13 e 14 de abril
  3. Tubarão – 24, 25 e 26 de maio
  4. Joaçaba – 07, 08 e 09 de junho
  5. Palhoça – 21, 22 e 23 de junho
  6. Floripa (Youth) – 28, 29 e 30 de junho
  7. Floripa (Social Impact) – 19, 20 e 21 de julho
  8. Balneário Camboriú – 30, 31 de agosto e 1º de setembro
  9. São José – 13, 14, 15 de setembro
  10. Rio do Sul – 20, 21 e 22 de setembro
  11. Criciúma – 04, 05 e 06 de outubro
  12. Concórdia – 18, 19 e 20 de outubro
  13. Chapecó – 25, 26 e 27 de Outubro
  14. Blumenau – 01, 02 e 03 de novembro
  15. Joinville – 22, 23 e 24 de novembro
  16. Floripa (Women) – 22, 23 e 24 de novembro

Quer tirar sua ideia do papel? Participe do Startup Weekend!

Alexandre Souza

Coordenador do Startup SC, projeto do Sebrae/SC que tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.