Como posso encontrar investidores para minha startup?
Supondo que você já chegou ao ponto de precisar de investimento, existem algumas opções simples para encontrar investidores:
1. Participe de encontros de empreendedores e startups. Os chamados meetups ocorrem em diversas cidades ao longo do ano, e diversos investidores comparecem.
2. Participe de competições de startups e planos de negócio. Além do Desafio da FGV, existem competições na Campus Party, Sebrae e organizadas por outras instituições.
3. Busque pessoas com capital disponível em seu círculo familiar e profissional.
4. Envie seu projeto para os diferentes fundos de investimento. Empresas como Confrapar, Performa, Astella, Monashees – entre outras – estão sempre à procura de novos projetos para investir.
Investidores anjos
Angels, ou investidores anjo, são profissionais experientes que têm capital disponível para investir em novos empreendimentos. Em troca desse capital, eles esperam um percentual da empresa investida – ou seja, quando se ganha um angel, ganha-se um sócio.
Angels que têm experiência e networking na área de atuação da startup são os melhores, e a esse capital damos o nome de smart money – traduzindo, dinheiro inteligente. Isso acontece porque ao mesmo tempo em que ele aporta capital, aporta também conhecimento e aconselhamento suficiente para acelerar o crescimento da empresa investida.
No Brasil ainda existem muitos poucos angels. Mesmo assim, esse número deve crescer ao longo do próximo ano em virtude do aumento das oportunidades de investimento em startups. Em Santa Catarina a Floripa Angels realiza este trabalho, a associação tem o foco de investimento em empresas de tecnologia com ênfase em serviços de internet, softwares e sistemas digitais.
Via: Exame.com