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Dicas de empreendedorismo: o que vimos no Case Startup Summit 2020

Dicas de empreendedorismo: o que vimos no Case Startup Summit 2020

Dicas de empreendedorismo: o que vimos no Case Startup Summit 2020

O empreendedorismo não para de crescer e, inclusive está sendo impulsionado com a pandemia. Com o evento Case Startup Summit, que aconteceu em outubro de 2020 de forma inédita totalmente gratuito e online, isso ficou ainda mais evidente com a quantidade e qualidade de palestras voltadas a dar dicas de empreendedorismo

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2019, estima-se que o Brasil tenha 53,5 milhões de pessoas — dos 18 aos 64 anos — à frente de alguma atividade empreendedora. E em 2020, a previsão é de que o país atinja o maior patamar dos últimos 20 anos, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade.

Assim, é fundamental para empreendedores que estão entrando agora neste universo — e também para aqueles que querem evoluir neste sentido — que tenham acesso aos conhecimentos de quem já percorreu este caminho

Para isso, separamos neste material as melhores dicas de empreendedorismo apresentadas por grandes nomes presentes no Case Startup Summit 2020. Aproveite e anote tudo!

 

7 dicas de empreendedorismo que você precisa saber

 

#1 Atenção ao Business Plan

Durante o evento Case Startup Summit, aconteceu a palestra “Mercado Livre: de startup a maior empresa da América Latina”, com Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre.

Dentre as diversas dicas de empreendedorismo trazidas por ele, destacamos hoje o plano de negócio ou business plan que o empreendedor faz no início da carreira. Há alguns anos, os empresários se prendiam muito a esse documento, criando muitas páginas e querendo seguir aquilo fielmente

“Falando sobre business plan, eu acho que hoje fazer um plano é interessante, mas não dedicar talvez tantas páginas. O mais importante é entender o que estamos pensando sobre o produto que desenvolvemos, se ele terá aceitação pelo mercado, se ele terá tração de crescimento e se terá como a empresa evoluir com base nisso. Isso é algo que acontece ao longo de muitos anos”, explica.

Então a primeira de nossas dicas de empreendedorismo é: mantenha seu foco no que é importante. Estude e pesquise o mercado, conheça muito bem seu cliente, e principalmente, entenda seu produto. Defina sua margem de lucro e preço, analise o quanto ele é atraente nesse momento do mercado, se  faz sentido para o consumidor, e quais são os diferenciais dele.

Só assim você poderá focar sua atenção a essa etapa fundamental do negócio. Verificando quais os pontos que precisam ser melhorados, entregando um produto melhor e aumentando as vendas. Essa é uma dica que precisa de muito estudo e pesquisa.

 

#2 Escala x Rentabilidade

Uma das grandes dicas de empreendedorismo apresentadas no Case Startup Summit 2020, principalmente para as startups que atuam no marketplace, é pensar em expandir sua marca pela internet para obter rentabilidade. Stelleo traz sua vivência com o Mercado Livre também destacando uma dica neste sentido, e reforçando a importância de crescer primeiro.

“É mais importante executar bem o seu serviço primeiro para depois chegar na escala (…) Para nós o efeito de rede (internet) se dava a partir do momento que você tinha escala suficiente, para que um novo comprador fosse buscar o produto no marketplace com mais vendedores (…) chegar a escala nos daria esse efeito de rede”, comenta Stelleo.

Para isso, Stelleo conta que percebeu a necessidade de ter o marketing muito mais focado em produto. “Nós fomos muito conscientes com os investimentos de marketing, principalmente nessa época pré estouro da bolha da internet. Desde lá nós acreditávamos que o foco deveria ser o produto e a experiência, antes de sair gastando para tentar trazer clientes com o marketing”, comenta.

“Em 2002, tivemos um encontro com eBay, que trouxeram a informação de que o nosso custo de aquisição de usuário era baixíssimo, quando comparado com outros marketplace. E veio uma recomendação “invistam mais, vai demorar mais para vocês se tornarem rentáveis, mas vocês terão um tamanho muito maior”. Nós levamos a sério, e isso nos fez crescer e ter uma escala maior. É o foco a longo prazo”, conclui.

Por isso, gastar um pouco mais para crescer sua empresa pode trazer a rentabilidade que o empreendedor tanto espera lá na frente. Assim, seu marketing estará elevando o produto e contribuindo para trazer novos consumidores.

 

#3 Propósito forte e claro

Outras dicas de empreendedorismo muito importantes para a trajetória de quem está neste caminho foram passadas por Théo Orosco, CEO e cofundador da Exact Sales, durante a palestra “De ZER0 a 50 milhões – Aprendizados reais de uma trajetória empreendedora”. Ele reforça a importância de ter um propósito para empreender.

“Muitas vezes não temos a ideia de onde vamos chegar. Temos um novo projeto, uma nova empresa, um novo emprego, porém somente se houver um propósito que nos move é que poderemos levantar após as quedas que virão durante a caminhada. A caminhada de um empreendedor é sempre complexa, e ter um propósito ajuda a se manter firme”, comenta Théo.

O caminho do empreendedorismo é repleto de etapas, e algumas delas não são tão boas, e o que vale no final do dia é todo o aprendizado obtido nos testes e desafios. Por isso, ter um propósito faz com que o empreendedor consiga seguir em frente superando esses obstáculos.

Apesar de esta ser uma daquelas dicas de empreendedorismo valiosas, Théo chama a atenção para um cuidado: “Ter propósito é muito interessante, mas ele tem que estar muito claro. É muito difícil você fazer com que as pessoas tenham aderência ao seu projeto. Por isso, este propósito deve ser forte e claro”.

Durante a pandemia, no entanto, outras experiências empreendedoras deixaram evidente que direcionar o foco ao que era importante para aquele momento se mostrou fundamental. Victor Santos, fundador e CEO da LivUp, fala um pouco mais como a empresa fez isso durante a palestra “Crescimento na crise: os aprendizados da Liv Up”, no Case Startup Summit 2020.

“Num primeiro momento, nosso foco foi de garantir que nossa operação seguisse funcionando. E depois realmente entender como a gente poderia gerar mais valor para os nossos clientes. Então, a gente fez parcerias estratégicas com algumas empresas, para trazer outros produtos”, finaliza. Isso não significou perder o propósito, porém direcionar a atenção a pontos de maior necessidade nos momentos em que isso é preciso também é uma competência muito importante para os empreendedores.

 

#4 Riscos e erros

Outra das dicas de empreendedorismo que foi mencionada durante o evento foi de assumir riscos e erros. Mesmo com muitos estudos e preparação, ainda há possibilidades de errar. E está tudo bem, desde que as falhas de maior impacto possam ser corrigidas rapidamente.

Théo comenta durante a palestra que “arriscar, e por vezes errar, faz parte da jornada do empreendedor de sucesso. Enquanto você não compreender isso, vai limitar o seu potencial e da sua empresa”.

Cometer erros é normal para todos os seres humanos, e faz parte da jornada do aprendizado. Os erros geram aprendizados, e o importante no caso das nossas dicas de empreendedorismo é saber usar essas falhas no amadurecimento pessoal e do negócio.

Correr riscos pode ser produtivo, já que o desafio de fazer melhor, ou começar do zero, implica em criar novas metodologias. É preciso ser persistente e criativo para continuar no caminho do empreendedorismo, e aceitar que, às vezes, você irá errar.

Na pandemia, muitos empresários tiveram que assumir os riscos, já que estivemos num momento de incerteza. Victor traz como isso influenciou os processos dentro da empresa e também com o time. 

“Todo mundo tem essa consciência de que a gente vai errar, vai fazer alguma “cagada”. Mas como que a gente conversa sobre isso e volta para direção que a gente quer estar. Acho que esse é um ponto super importante. Porque a pandemia forçou a gente a ser mais vulnerável nas nossas relações”, conclui.

 

#5 Boa ideia

Uma boa ideia não surge porque você queria ter uma boa ideia, mas sim, da observação dos problemas do dia-a-dia. Não pense que para começar um negócio, ou ter um novo produto, você precisa ter a ideia mais inovadora do momento.

Théo comentou durante a palestra que é preciso percepção das coisas a sua volta. E às vezes o produto que vai revolucionar o mundo é algo simples e do cotidiano das pessoas. Por isso, não foque tanto em querer se destacar por criatividade, porque “ninguém nunca pensou nisso”. 

Por isso, entre as dicas de empreendedorismo apontadas é viver a experiência do dia-a-dia. Estar atento ao que realmente dói, e não apenas ao que incomoda as pessoas. E então, encontrar a solução ali. “Para resolver essa dor é preciso se capacitar. Estudando, vendo aulas online, assistindo palestras etc. Isso te fará estar preparado para ter uma boa percepção do seu dia-a-dia”, finaliza Théo.

 

#6 Destacar-se

Acontece muito no mundo do empreendedorismo que todos se voltem a um produto do momento e acabam esquecendo daqueles itens de menor valor agregado. Com isso, perdem uma grande oportunidade de investir.

Por exemplo, quando havia muitas hamburguerias gourmet. Com a alta desse item no mercado, e vários concorrentes, ficava difícil se destacar. “Você deve olhar para as dores desse mercado já estabelecido. E quanto menor o público que você atender, mais fácil de detectar a dor”, afirma Théo durante sua palestra. “E assim, você poderá se tornar único atendendo uma dor real, e não fazer mais do mesmo”.

Outro exemplo que Théo traz na palestra é o de agências de marketing que focam na atração do lead. Com uma atração boa, você terá muitos possíveis novos clientes entrando e precisará contratar mais vendedores, tornando o negócio inviável.

Então, para completar a primeira empresa (de atração de lead) ele criou o protótipo Welle, focando na venda indireta e preparando melhor esse lead antes de passar ao vendedor. E assim, originou a Exact Sales.

 

#7 Cliente no centro do processo

Para ter o seu cliente no centro de todos os processos, primeiro é preciso conhecê-lo bem. Saber as suas dores, suas expectativas, comportamento, os hábitos e as rotinas. Assim, será possível personalizar seus produtos para essa persona. 

Desde o primeiro contato até o último, cuide bem dele e escute-o para manter um bom relacionamento. Afinal, sem ele, você não tem negócio. Essa é uma das dicas de empreendedorismo que todos falam é uma das mais importantes, pois você deve levá-la para todo o processo de vendas (antes, durante e depois).

Com as informações sobre o cliente em mão, repasse-as para todo o time. Já que cada um terá seu ponto de contato com ele em algum momento do funil de vendas.

Ao atender um cliente, nós temos que estar o tempo inteiro tentando entender esse cliente. Mas isso não quer dizer que ele estará sempre certo. Quer dizer que você deve ser transparente, que as regras têm que estar claras. E mesmo quando der errado, você tem que estar disposto a ouvir, entender, para poder corrigir – se for o caso”, finaliza Théo.

Na palestra “Foco no Cliente: A Estratégia de Crescimento da Stone”,  Augusto Lins, presidente da Stone, comenta que “os clientes querem confiança (…), conversamos todos os dias com os essas pessoas, e assim vamos entendendo as necessidades dele”. A Stone foi aumentando seu leque de produtos, com base nas dores que escutava dos seus clientes. Como a criação da opção de crédito.

 

Dica extra: Está tudo bem mudar

 

Para finalizar este material, queremos deixar claro que o problema não é mudar de ideia, o grande desafio está na forma como se irá lidar com essa mudança. Não tenha medo de mudar sua ideia de negócio. Ela precisa fazer sentido para o seu consumidor, por isso, não fique apegado a uma ideia que poderá apenas te trazer prejuízos. Pense sempre se o seu produto é o que o cliente precisa.

Essa dica faz ainda mais sentido quando pensamos em toda a mudança que 2020 trouxe para a população e os negócios. Na palestra “Inovação e Transformações Digitais”, Silvio Meira, Chief Scientist da The Digital Strategy Company, começa revelando os dados de crescimento de fluxo da internet brasileira.

O fluxo de dados no Brasil cresceu mais de 28%, e nao caiu quando as lojas voltaram a abrir. “De repente tivemos que entender novos contextos digitais – todos nós. Tivemos que aprender, e educarmo-nos nesses contextos, e educar outras pessoas. Executar tudo ao nosso redor, no digital. Tudo isso teve que ser escalado para a rede. E, por fim, tivemos que evoluir tudo ao mesmo tempo”, conclui. E, mesmo com a mudança para o digital, as negociações não deixaram de acontecer. 

Victor reforça durante suas faltas, o quanto a pandemia trouxe mudanças para a LivUp. Mas, ao mesmo tempo, o quanto essas mudanças foram importantes para a empresa, e ajudaram eles a verem que estão no caminho certo.

Assim, com todas as dicas de empreendedorismo faladas por esses especialistas durante do evento Case Startup Summit você já poderá se preparar, e organizar seu negócio, para os novos desafios que virão pela frentePerceba que todas elas estão entrelaçadas, sendo necessários estudos e dedicação para se conhecer, conhecer seu cliente, o produto, saber onde você quer chegar e, assim, conseguir montar estratégias para atingir o objetivo. Continue acompanhando o blog do Startup SC e receba mais conteúdos como este para sanar suas dúvidas e de seus colegas!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.