fbpx

Empresas de tecnologia disponibilizam gratuitamente soluções para sistema municipal de saúde de Florianópolis

Empresas de tecnologia disponibilizam gratuitamente soluções para sistema municipal de saúde de Florianópolis

Vertical Saúde da ACATE quer melhorar a qualidade de vida na capital catarinense a partir da tecnologia.

Moradores e profissionais da saúde de Florianópolis serão beneficiados com a nova parceria entre a Vertical Saúde da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e a Prefeitura Municipal. As empresas Advmed, Aquarela, Cuco Health, EpHealth, Medloker e Sensorweb irão desenvolver e disponibilizar gratuitamente ao município sistemas que permitirão tradução da linguagem técnica para a popular em prescrições médicas, monitoramento em tempo real e à distância da temperatura de armazenamento de vacinas e análise de dados em saúde para gestão baseada em evidências.

De acordo com o diretor da Vertical Saúde, Walmoli Gerber Júnior, o objetivo da iniciativa é aproximar a população das tecnologias desenvolvidas pelas empresas do grupo e melhorar a qualidade de vida na capital catarinense. “Além disso, a Prefeitura Municipal de Florianópolis é referência nacional em tecnologias públicas, já se destacou em premiações no segmento. Incluir soluções da Vertical Saúde deve elevar ainda mais o nosso grau de inovação”, complementa.

“Aproximar as novas tecnologias do sistema público de saúde traz um grande potencial de benefício para a população, para os profissionais e para a gestão”, afirma o secretário de Saúde Carlos Alberto Justo da Silva, Professor Paraná.

Nove microempresas, 12 empresas de pequeno porte e quatro de médio porte compõem a Vertical, que reúne desenvolvedoras de soluções para o segmento de saúde: são produtos e serviços em áreas como diagnóstico por imagem, gestão de informações médicas, nanotecnologia, biotecnologia e sistemas para laboratórios. Essas empresas aumentaram seu faturamento em 41% no último ano, com projeção de crescer 60% em 2017. Juntas, elas faturaram um total de R$ 106,5 milhões e pagaram R$ 21,7 milhões em impostos.

O sistema municipal de saúde de Florianópolis atendeu aproximadamente 165,8 mil pessoas, em 2016, somente na Atenção Primária em Saúde. São 49 unidades básicas de saúde e duas unidades de pronto atendimento.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.