fbpx

Imersão no ecossistema inovador do Vale do Silício marca missão 2015 do programa StartupSC

Imersão no ecossistema inovador do Vale do Silício marca missão 2015 do programa StartupSC

Empreendedores catarinenses apontaram o relacionamento com investidores, a possibilidade de negócios internacionais e o aprendizado como destaques

O Vale do Silício é reconhecido mundialmente como o berço das principais empresas de tecnologia globais – negócios que nasceram ou foram atraídos pelo ecossistema que já deu origem a empresas bilionárias como Google, Facebook, Uber. Buscar inspiração e imergir neste universo foi parte dos objetivos de mais uma missão do programa StartupSC à região, localizada às margens da baía de San Francisco, na Califórnia.

Sete startups catarinenses integraram a missão 2015 do programa liderado pelo Sebrae Santa Catarina, ao longo da semana de 19 a 25 de setembro: ATAR (Timbó), Desk14 (Joinville), Disruptiva (Florianópolis, iBID (Florianópolis), QAMetrik (Blumenau), Smarket (Florianópolis) e Treasy (Joinville). Entre os destaques da programação esteve a participação dos empreendedores no TechCrunch Disrupt 2015, em que além de assistirem a conferências com nomes de peso do Vale do Silício, puderam expor seus negócios no Brazilian Pavillion, espaço voltado para as empresas brasileiras de seis diferentes Estados, em grupos liderados pelo Sebrae Nacional.

Na visão do coordenador do StartupSC, Alexandre Souza, as empresas puderam ao longo da missão conhecer in loco vários dos conteúdos repassados ao longo do programa de capacitação de 4 meses em Florianópolis. “Alguns emprendedores, inclusive, chegaram a ser abordados por fundos e investidores interessados em seus negócios e no mercado brasileiro de startups – o que não era, necessariamente, o principal objetivo da missão, mas que demonstra a maturidade das empresas do programa”, explica Souza. Para aproveitarem o relacionamento com investidores, as empresas receberam capacitação no primeiro dia da missão oferecidas pela Apex e +Innovators – sendo que duas catarinenses acabaram sendo selecionadas para se apresentarem a investidores brasileiros e americanos em eventos da ABVCAP e da BayBrazil ao longo da semana.

Empreendedores em evidência

A qualidade da imersão no ambiente inovador do Vale do Silício foi opinião unânime entre os empreendedores que integraram a missão. Os empresários puderam participar de uma série de meetups, palestras e eventos de networking por conta de San Francisco se tornar a Meca de startups de todo o mundo por conta da realização do TechCrunch Disrupt.

“Temos uma visão muito mais clara de como funciona o ecossistema de startups nos Estados Unidos, e em particular no Vale do Silício, mostrando o que é preciso para se estabelecer no Vale e os caminhos para alcançar tanto o mercado americano, como o global”, explica Denilson Agostinho, CEO da Disruptiva. A visão do diretor da iBID, Eduardo Heidrich, é semelhante. “Conseguimos identificar de forma clara o que os investidores avaliam ao olhar uma empresa, o que buscam e a importância de estar atuando para um mercado global e crescente”.

Na opinião da CEO da Smarket, Marcela Viegas Graziano, o Brasil tem chances de buscar parte deste mercado. “Foi interessante observar como as empresas brasileiras, com todas as barreiras, estão conseguindo apresentar soluções pertinentes, profissionalizadas e muito desenvolvidas em relação a mercados mais maduros”.

Negócios em vista

As possibilidades de negócios e parcerias com as startups ao longo da missão foram evidenciadas também pelos empreendedores. “Não esperava encontrar tantas pessoas de diversos lugares do mundo tão interessadas no que estávamos fazendo (wearables para pagamento). Fizemos contatos com possíveis clientes em cinco diferentes países, com grandes empresas para parcerias estratégicas, além de investidores para apoiar nossos próximos passos”, comemora o CEO da ATAR, Orlando Purim Jr.

A participação na missão plantou, segundo o CEO da QAMetrik, Jean Carlos Possamai, a “semente” da globalização da solução da empresa voltada ao ecossistema de ERPs da SAP. Mesma situação para a Treasy, como explica o diretor Gilles de Paula. “Não esperávamos um interesse tão alto em nosso produto de Gestão Orçamentária por parte do público americano, o que nos levou a antecipar alguns planos de internacionalização – já vamos começar no mês de outubro alguns testes e validações para confirmar esta aceitação e quem sabe antecipar estes planos”.

A Desk14 foi também uma das empresas que aproveitou a ida aos Estados Unidos para se aproximar de companhias globais do seu mercado de soluções para helpdesk. “Estávamos tentando do Brasil conversar com um grande player americano, sem sucesso. Estando no Vale, conseguimos encontrar colaboradores desta empresa em um dos meetups e já estamos em contato com a área de fuões e aquisições deles”, destaca Anderson Fagionato, diretor da empresa.

ATAR

A ATAR desenvolve tecnologias vestíveis (wearable technology) que sejam tão fáceis e intuitivas de usar que se tornam uma extensão do seu corpo.

Desk14

Solução SaaS que aumenta a produtividade das equipes organizando projetos e tarefas, controlando indicadores e o dia-a-dia da empresa.

Disruptiva

Desenvolve aplicativos inteligentes para gestão analítica de redes de franquia.

IBid

Solução que suporta o processo de compra de materiais e serviços, gerenciando a comunicação e a negociação entre compradores e fornecedores.

QAMetrik

Produto é voltado toda a comunidade de tecnologia da informação, equipes de QA e Gestores de TI e projetos que utilizam a plataforma de sistemas ERP SAP com customizações.

Smarket

Smarket é um software que permite aos varejistas organizarem o processo de criação de ofertas e avaliarem o resultado de suas ações.

Treasy

Com a missão de tornar o processo de Gestão Orçamentária uma realidade para as pequenas e médias organizações, a Treasy disponibiliza uma solução completa para Planejamento e Controladoria, desde Orçamento Empresarial até a Gestão de Indicadores de Desempenho.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.