fbpx

Jornada do colaborador na empresa: como desenvolver estratégias de atração e retenção na sua startup

jornada do colaborador na empresa blog

Jornada do colaborador na empresa: como desenvolver estratégias de atração e retenção na sua startup

Um dos principais erros das startups é não ter um foco na jornada do colaborador na empresa. Todos os negócios, inclusive os pequenos, precisam planejar e proporcionar experiências positivas para os candidatos e colaboradores.

Neste sentido, trazemos para o debate a visão de Daiane Andognini, fundadora da Hug – Consultoria de Gestão de Pessoas especialista em startups em crescimento – e mentora do programa de capacitação Startup SC

Segundo a especialista, é fundamental pensar em estratégias de employee experience, criar uma marca e, a partir dela, se comunicar com os potenciais candidatos. Dessa forma, você conseguirá atrair os melhores, desenvolvendo a relação para retê-los. 

Vamos abordar neste conteúdo um pouco mais sobre a jornada do colaborador na empresa, sua importância, focando em como atrair e reter os melhores talentos. Confira!

 

O que é a jornada do colaborador na empresa

 

Para qualquer empresa ser bem sucedida, há alguns pontos que precisam realizar. Um deles é investir numa equipe para que ela esteja engajada e focada. Dessa forma, conseguirão se empenhar melhor em atender seus clientes e desenvolver as soluções, ajudando a startup a crescer.

Segundo um estudo do CB Insights, a terceira maior causa de fechamento de startups é a imprecisão na formação dos times. Por isso, é fundamental estruturar e ter foco na jornada do colaborador na empresa, desde a chamada para a vaga até a retenção.

Daiane Andognini afirma que a estratégia de pessoas dentro das empresas deve estar vinculada ao objetivo do negócio. “As startups em fase de tração e scale-up estão nos momentos mais intensos da jornada de crescimento”, explica.

Essa é a fase em que as empresas começam a pensar em gestão de pessoas data driven. Porém, a atenção à formação dos times e à criação de um propósito claro, precisa acontecer desde a fase de ideação, ou seja, no início da sua empresa.

Seja no plano estratégico, no recrutamento ou nos programas de total rewards. Se os fundadores da startup têm uma visão clara do que precisa ser feito em relação as pessoas  para crescer, mais tranquilo e eficaz será o crescimento.

Para chegar neste ponto, é preciso ter um conjunto de estratégias que mostrem ao mercado:

  • qual é o propósito da empresa;
  • qual o impacto social que o produto gera no mercado;
  • e como é o ambiente de trabalho. 

Essa difusão da marca gerando empatia e relevância é o que se conhece como employer branding.

Essas estratégias têm como finalidade reforçar os pontos positivos de trabalhar na sua startup. Isso ajuda a fortalecer a imagem dela no mercado e, assim, atraindo e retendo pessoas talentosas.

 

A importância de criar uma marca

 

Além de atrair os profissionais mais talentosos e reter aqueles que já estão com você, pensar e focar na jornada do colaborador na empresa traz outros benefícios. Como a redução dos custos de contratação (abrir a vaga, divulgar, fazer reuniões, entrevistas, testes e o desenvolvimento dos talentos internos).

Outra vantagem é a divulgação orgânica da sua marca. Investir no engajamento, valorização e preocupação com o bem-estar dos colaboradores aumenta o reconhecimento da sua empresa no mercado de trabalho. Os melhores profissionais vão querer trabalhar com você, porque sabem das vantagens, e também, os que já estão vão ter um crescimento da produtividade.

Dessa forma, você consegue reduzir o turnover (saldo de entradas de saídas de colaboradores) e ainda consegue melhorar os resultados da startup.  Assim, o investimento em estratégias para a jornada do colaborador na empresa passa a ser um aliado da lucratividade.

 

Como atrair e reter?

Uma analogia bastante utilizada por Daiane para tornar este cenário mais palpável para os empreendedores é a comparação com a lógica comercial. “O processo de realizar vendas é muito familiar ao empreendedor, então uma forma de trazer a atração e retenção de talentos para a realidade é semelhante a atração e retenção de clientes”.

Para atrair e reter clientes para a sua startup, algumas estratégias são utilizadas, como:

  • uso de canais para fortalecimento da marca;
  • depoimentos dos próprios colaboradores;
  • inbound marketing;
  • realização de eventos para divulgar o que a empresa fomenta;
  • oferecer suporte constante;
  • buscar manter o cliente engajado para comprar ou ficar mais tempo como cliente;
  • etc.

Todos esses exemplos se aplicam também quando pensamos na atração e retenção de talentos. 

Assim como o consumidor procura mais do que um bom preço, o candidato a uma vaga também quer se identificar com os valores da empresa. Hoje em dia, não é apenas um bom salário que retém o candidato. Um lugar em que ele se sinta valorizado e que tenha uma reputação boa conta muito também.

E, como já existem sites que avaliam a jornada do colaborador na empresa, através de relatos dos próprios interessados, é fundamental pensar e investir em estratégias de marketing para divulgar a cultura da startup. Assim, poderá mostrar como são os valores, hábitos e, especialmente, as atitudes da empresa, contribuindo para aumentar a reputação no mercado.

Segundo Daiane, “a maior dor das startups hoje é contratar e reter desenvolvedores de software, fazer com que eles fiquem, porque são muito assediados e os salários são competitivos. Os empreendedores têm dúvidas de como atrair, como criar pacotes de atração, onde encontrar essas pessoas, como abordar etc.”, exemplifica. Nessa e em outras dores, aplicar a lógica comercial pode ajudar!

Investir na jornada do colaborador na empresa envolve mostrar os benefícios de fazer parte da organização, e não focando apenas em valores. Com isso, a startup conseguirá contratar os melhores profissionais, valorizando-os, para que a produtividade deles ajude, também, no crescimento da empresa. Continue lendo os conteúdos do blog do Startup SC e saiba mais sobre o universo do empreendedorismo!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.