fbpx

Mais da metade das startups de Joinville atuam com SaaS e são B2B, revela estudo da Abstartups

Mais da metade das startups de Joinville atuam com SaaS e são B2B, revela estudo da Abstartups

Polo do norte de Santa Catarina se destaca fora do eixo tradicional e está construindo um ecossistema fortalecido e sustentável

Na última semana a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) divulgou um estudo sobre o ecossistema de startups de Joinville e o perfil destes negócios. De acordo com os dados fornecidos pelas 46 empresas de base tecnológica e alto crescimento à Associação, mais da metade dos negócios que seguem esse modelo em Joinville atuam na área de Software como Serviço (SaaS), 73% são B2B, ou seja, vendem para outras empresas, e a maior parte tem quatro anos de atuação.

O cenário mostra um ecossistema que se fortalece e se destaca nacionalmente fora do eixo tradicional de empreendedorismo focado em tecnologia e inovação. De acordo com o estudo, a cidade abriga agentes dos seis principais pilares responsáveis pelo sucesso das startups: talento, cultura, densidade, acesso ao mercado, capital e ambiente regulatório.

Alexandre Souza, gestor do Startup SC, programa do Sebrae/SC que estimula o empreendedorismo no estado, defende que um ecossistema forte é formado por diversos atores e todos eles devem trabalhar para auxiliar no desenvolvimento do empreendedor. “Uma iniciativa que mostrou a maturidade do ambiente propício para o desenvolvimento de startups na cidade foi o StartupOn, onde a Abstartups, o Sebrae, a Associação Comercial e Industrial,  a Softville, mentores e empreendedores voluntários se uniram em um dia inteiro de muito conteúdo, troca de experiência e networking para pensar no futuro e fortalecer o ecossistema”, explica Alexandre. Por conta da demanda, este ano foi aberta a primeira turma do programa de capacitação em Joinville, nele 10 startups recebem mentorias para crescerem fortalecidas.

Consolidação —  Nascida em 2013, a startup Asaas oferece serviços financeiros para profissionais autônomos, MEIs e micro e pequenas empresas. Ela foi uma das primeiras desse modelo de negócio na cidade e seus empreendedores ajudaram a formar o ecossistema local. A empresa comprova os dados mostrados pela pesquisa da Abstartups: atua com SaaS e é B2B. “Em 2010, quando começamos a vender softwares como um serviço,antes mesmo da Asaas, não existia ninguém em Joinville que fazia isso — no Brasil eram poucos os cases; vender online era um mistério. Agora, quase dez anos depois, é possível ouvir em qualquer café da cidade alguém falando sobre métricas, SaaS e assuntos de tecnologia”, explica Piero Contezini, CEO da Asaas.

A plataforma desenvolvida pela empresa acompanha a evolução do mercado da cidade e se posiciona como uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações. Os pequenos empresários que usam o Asaas movimentaram cerca de R$ 400 milhões no primeiro semestre. Piero ressalta que o fortalecimento do ecossistema  auxiliou no crescimento: “ a comunidade trouxe acesso à conhecimento, capital, recursos humanos e muito network, até mesmo clientes e parcerias foram originadas da comunidade de startup de Joinville e Santa Catarina.”

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.