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Como definir as primeiras métricas de startups?

13 out

Como definir as primeiras métricas de startups?

por Alexandre Souza
em Blog
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Para que a sua empresa tenha sucesso é muito importante conhecer e saber como monitorar as métricas de startups. Dessa forma, você poderá acompanhar os resultados, definindo os pontos de melhorias e reforçando as práticas que já estão dando certo.

As métricas são necessárias para alcançar os objetivos do seu negócio. E há muitos tipos diferentes possíveis. Por isso é preciso defini-las bem, alinhando essas métricas às suas estratégias e sempre levando em consideração as suas limitações. Afinal, sem esse foco, sua empresa gastará mais tempo e capital, sem crescer no ritmo esperado.

Algumas métricas de startups acompanham a escalabilidade ou a rentabilidade, já outras dizem a respeito à produtividade. Para acertar na definição para o seu negócio, continue lendo este artigo, conheça as diferenças e entenda quais métricas fazem mais sentido para seu negócio. Vamos lá!

 

O que são métricas?

 

Métricas são conjuntos de valores mensuráveis que formam indicadores de vários pontos. Elas são muito importantes para o desenvolvimento de um negócio, pois através delas você poderá avaliar, medir e monitorar o desempenho dos processos dentro da sua startup. 

As métricas não devem ficar restritas a apenas um setor, podem ser utilizadas pelo marketing, RH, operações, financeiro etc. Assim, você alinha os resultados com os objetivos da sua empresa, repassando para que toda a equipe direcione energias para as ações  prioritárias.

As métricas também permitem que você faça comparações com os meses anteriores, a fim de verificar se o negócio está chegando mais perto da sua meta ou não e que fatores podem estar contribuindo neste sentido. 

Por isso, antes de tudo, o primeiro passo é definir seu objetivo final e o prazo em que pretende atingi-lo. Lembrando que essa avaliação deve levar em conta os diversos processos, pessoas e fatores envolvidos, não sendo positivo definir metas muito desafiadoras que possam depois frustrar o time em caso de não atingimento. Com isso definido, você deve partir para a seleção das métricas de startups que te ajudarão a alcançá-lo.

 

Principais métricas de startups

 

Dentro de uma startup da área de tecnologia existem algumas métricas que são as mais conhecidas e exploradas pelos empreendedores, variando de acordo com o seu modelo de negócio e também com o seu cenário. Conheça a seguir as principais métricas de startups e veja como podem se aplicar ao seu contexto.

 

Receita Mensal Recorrente (MRR)

Essa é uma métrica voltada para os negócios que têm como premissa assinaturas ou planos, ou seja, startups que operam no modelo de receita recorrente.

Com a MRR é possível calcular a média do faturamento, dentro do período que você escolher, e então, realizar as projeções. Como este indicador é obtido com base no modelo de assinaturas, para descobrir a MRR é deve ser levado em conta o valor recebido pela sua startup em cada mês, somando todos os clientes pagantes.

 

Receita Anual Recorrente (ARR)

Como o nome diz, esta métrica calcula a receita anual, encontrada também nos negócios de recorrência, e para o cálculo da ARR você deve utilizar o valor da MRR e multiplicar por 12 (meses). Assim você terá um mapeamento mais amplo e poderá realizar comparações como o desempenho de anos anteriores.

 

Lifetime Value (LTV)

Essa é uma das principais métricas de startups. O LTV é um valor usado para indicar o quanto cada cliente contribuiu no faturamento da startup enquanto permaneceu como cliente. Assim, é possível realizar projeções do tempo que esse cliente está com você, quanto ele ainda pode render e até gerar insights para desenvolver ações de retenção que se apliquem a outros clientes, caso essa métrica esteja boa.

Para calcular o LTV basta multiplicar o ticket médio pela média de compras por cliente anual, e depois pela média do tempo de permanência desse cliente na sua startup. A fórmula seria:

 

LTV = (ticket médio × média de compras por cliente anual) × média de tempo de permanência cliente na empresa

 

Taxa de crescimento

A taxa de crescimento, também chamada de growth rate, permite o monitoramento do percentual de crescimento da sua startup, com base em novos projetos e aumento da receita.  Para calculá-la, é preciso acompanhar a MRR e ir fazendo comparações mensais.

 

Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score é uma das métricas de startups que medem o engajamento e a satisfação dos clientes. É muito importante acompanhá-la, principalmente durante o pós-vendas, pois ela ajuda a empresa a entender o feedback dos clientes ao longo do atendimento e aplicar melhorias contínuas.

Isso porque ela consiste em perguntas enviadas após a compra, para que os clientes avaliem o produto, serviço e a satisfação com a sua marca. As classificações utilizadas são:

  • detratores: aqueles que deram notas entre 0 e 6 e tendem a falar mal do seu produto ou serviço;
  • neutros: quem avaliou a sua empresa com as notas 7 ou 8 e está na faixa que se sente satisfeito, porém não vivenciou nenhuma experiência “uau”;
  • promotores: são os que escolheram 9 ou 10 e tendem a recomendar ativamente seu produto ou serviço.

A partir das notas obtidas, você calcula o NPS com a porcentagem de promotores, menos a de detratores.

 

Taxa de Cancelamento (Churn Rate)

Outra métrica fundamental para as startups de receita recorrente, o churn mede a porcentagem de clientes que estão cancelando contratos. Você pode monitorar este indicador para tentar reverter um possível cenário desafiador.

O churn é um valor absoluto, que representa o número de clientes que cancelaram contrato em um determinado período. Já para calcular a taxa de cancelamento, você deve analisar a evolução deste valor dentro do período. Por exemplo, se durante um mês você foi de 100 para 90 clientes, a taxa de churn foi de 10%.

 

Return over Investment (ROI)

Grande estrela dentre as métricas de startups, o ROI permite que você acompanhe o quanto o seu negócio está ganhando a partir dos investimentos. Sejam eles em ações de marketing, vendas, contratações etc. O importante é que a startup apresente resultados financeiros superiores com a sua receita ao valor investido na operação.

A fórmula para calcular o ROI é:

 

(Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

 

Com essas principais métricas de startups você poderá verificar o crescimento como um todo da sua empresa, desde o início das operações até o pós-vendas, e direcionar os investimentos para as áreas que mais precisam. 

Conheça mais dicas para manter seu negócio sempre em crescimento no blog do Startup SC.

 

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Tags:
métricas de startups
Alexandre Souza

Coordenador do Startup SC, projeto do Sebrae/SC que tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.



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