fbpx

MIDI Tecnológico recebe novas incubadas em 2012

MIDI Tecnológico recebe novas incubadas em 2012

Otimizar processos e buscar um diferencial competitivo em segmentos pouco explorados ou com grande potencial para o mercado de desenvolvimento de softwares é uma característica comum das três novas empresas incubadas do MIDI Tecnológico. PowerOpticks, Softpc e Guarda Fila ingressaram na entidade depois de terem sido selecionadas no processo seletivo da incubadora de empresas de Florianópolis (SC). A instituição, que tem como foco apoiar empresas nascentes de base tecnológica, oferece infraestrutura física, além de consultorias em diferentes áreas, treinamentos e oportunidades de negócios, financiamentos e outros benefícios.

As ofertas de diferentes consultorias despertaram o interesse dos sócios da empresa PowerOpticks. Fundada em 2011, atua no setor de energia desenvolvendo tecnologia 100% nacional, em soluções que garantem maior segurança aos operadores de redes de alta tensão. O principal produto é um transdutor eletrônico que mede a corrente e tensão de linhas de distribuição elétrica, utilizado para monitorar parâmetros de qualidade e localizar defeitos no sistema. “Acreditamos que fazer parte da incubadora nos auxiliará em diversas áreas estratégicas da empresa, como jurídica, marketing e gestão de negócios. Nós também iremos buscar maior sinergia com outras empresas incubadas”, explica o sócio Moacir Wendhausen.

Expectativa semelhante tem o diretor comercial da Guarda Fila. Paulo Queiroz comenta que a motivação da empresa em ingressar no MIDI Tecnológico foi para buscar maior autonomia e o apoio de consultoria especializada. “Nós estávamos sediados provisoriamente em uma sala dentro da empresa do sócio-investidor e procuramos um novo espaço para nos tornarmos mais independentes e que, ao mesmo tempo, oferecesse suporte especializado durante os primeiros passos como empresa autônoma”, afirma. A empresa foi fundada em 2007, depois que um sócio percebeu a oportunidade de criar sistemas de gerenciamento de espera em filas, através do celular. A partir daí passou a oferecer serviços de tecnologia da informação para gerenciar todo o processo de atendimento presencial. Em 2012 lançará uma plataforma itinerante para gestão de filas. É um equipamento compacto que pode ser utilizado em qualquer local que necessite de gestão de filas, como eventos temporários.

Outra nova incubada, a Softpc, que atua no mercado de desenvolvimento de sistemas de gestão de processos, apostou no MIDI pelo reconhecimento da incubadora no que diz respeito à excelência dos serviços prestados. “Acreditamos que as consultorias oferecidas e o network com outras empresas ajudarão no desenvolvimento da Softpc. Além disso, como o MIDI oferece infraestrutura, como sala etc., também contribuirá no que diz respeito àrelação custo/benefício”, analisa o sócio-diretor, Rossano Cancelier. A Softpc iniciou atividades em 2005 e possui soluções que atendem as necessidades de gestão de diferentes segmentos. Um dos produtos desenvolvidos é o SICOR: um sistema para atendimento a Financeiras de Crédito on-line, que atua na automação dos processos de gestão da corretagem e financiamento de crédito consignado a servidores públicos. Outro software é o SIGEPAR, que faz automação na gestão de Gabinetes Parlamentares, com foco no atendimento ao público. E o LOMA, que é uma evolução do sistema de membresia que visa atender as particularidades de uma fraternidade, como as Lojas Maçônicas.

As três organizações estão sediadas no terceiro andar do Condomínio da Informática, onde fica o MIDI Tecnológico, desde dezembro de 2011.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.