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O principal desafio das Startups

O principal desafio das Startups

Nos últimos anos, em paralelo ao trabalho à frente de algumas Startups e outras iniciativas que acompanho de perto, tenho procurado estudar bastante sobre o tema através de livros, blogs, podcasts, eventos, etc. Invariavelmente acabo aprendendo conceitos que me ajudam de uma forma ou outra nas empreitadas, desde o aspecto mais técnico até o motivacional.

Apesar disso, creio que poucos desses conceitos são de fato essenciais para se aplicar em uma Startup, principalmente considerando que muitas pessoas que têm vontade de empreender ficam paralizadas pelo receio de não saberem o suficiente.

Há no entanto um ponto fundamental que todo empreendedor deve compreender, que é o conceito que o Marc Andreessen cunhou como a única coisa que importa em uma Startup: encontrar o Product/Marketing Fit.

Resumidamente, dentro de sua muito bem-sucedida experiência como empreendedor e investidor, Andreessen analisa como os três principais fatores dentro de uma Startup – equipe, produto e mercado – influenciam no sucesso da empresa, e ao contrário do que geralmente se supõe, o mercado tem uma importância muito maior do que os outros dois pontos.

Pessoalmente, tive uma certa resistência e levei bastante tempo para internalizar esse conceito, o que segundo o próprio Andreessen seria natural para a maioria dos empreendedores (e até para investidores), já que a equipe e o produto são os componentes sobre os quais se tem maior controle e conhecimento. Depois de ver de perto sucessivos exemplos de empresas com uma gestão apenas razoável, mas crescendo a altas taxas devido ao “puxão” do mercado, e do outro lado exemplos de empreendedores muito talentosos que não conseguiram o mesmo caminho , consigo ver com mais clareza o que o artigo expõe de forma muito competente. Parafraseado Andreessen, “markets that don’t exist don’t care how smart you are”.

Ele vai além e explica que as empresas bem sucedidas só chegam a tal estágio porque atingem o Product/Marketing Fit, que é a situação onde conseguem trazer para um bom mercado um produto que o satisfaça, e a história de qualquer startup de sucesso é dividida entre antes e depois desse encontro ‘mágico’ entre Produto e Mercado.
Isso deixa o empreendedor com uma tarefa clara, porém nem um pouco fácil: focar todos os esforços e fazer o possível para chegar ao Product/Market Fit o quanto antes.

Resta saber como realizar essa tarefa, que é o que tentarei trabalhar nos próximos posts.

Autor: Eric Santos
Fonte: Manual da Startup

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.