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Os maiores clichés de Empreeendedores

Os maiores clichés de Empreeendedores

Seja você investidor, seja você empreendedor, sem dúvida você já ouviu um dos mais comuns clichés que startups costumam falar.

Veja abaixo algumas delas e o sinal que você passa ao utilizá-las:

“Eu não tenho concorrentes!”

Não ter concorrentes só pode significar três coisas: 1 – Seu negócio é tão ruim que outros perceberam que não vale a pena, 2 – Você não pesquisou bem o suficiente para encontrar concorrentes existentes ou potenciais e 3 – Você não sabe o significado de concorrência. Lembre-se, qualquer produto ou serviço substituto é um concorrente potencial seu.

“Com apenas 2% do mercado, meu faturamento já é de {insira número absurdo}!”

Claro, e no mundo contabilizamos as coisas assim, em forma percentual. Percentual baixo não significa nada. É a velha história do “rabo de baleia” ou “cabeça de elefante”. 2% de 100 bilhões é muito, prepare-se para explicar como chegou a esse número esotérico.

“No nosso cenário pessimista ainda atingimos {insira cifra da mega-sena} de lucro”

Se seu negócio é tão lucrativo que em um cenário pessimista ele ainda é maravilhoso, você deve ser dono de lotérica, porque em se tratando de startups, em cenários pessimistas sua empresa provavelmente quebra e se você tiver sorte ainda não sai devendo. Cuidado com esses exageros!

“O {Escolha: Facebook, Google, Instagram, Pinterest} fizeram isso e deu certo!“

Isso equivale a dirigir olhando no retrovisor. Não só você está ignorando todas circunstâncias em que estas empresas se encontravam, como você não tem condições de saber exatamente o que foi feito por elas para atingirem este resultado.

“O {Escolha: Facebook, Google, Instagram, Pinterest} tinham valuations muito maiores quando começaram“

Mais uma vez você está ignorado as circunstâncias de cada empresa. Existem inúmeras variáveis que afetam um valuation, e a maioria delas nunca são reveladas ao público.

“Nós somos o {Insira: Groupon, Peixe Urbano, Foursquare, Yelp} do mercado {qualquer coisa}“

Certo, e eu sou o Chuck Noris do Brasil. Usar marcas de empresas de conhecidas para comprovar que seu modelo terá sucesso não só é uma bela distorção da verdade (afinal você ainda não é nada disso) como também parece indicar que de originalidade você não tem nada.

“Nossas barreiras de entrada são altíssimas! Temos patentes de tudo no projeto.“

Patente não é garantia de nada, é no máximo a possibilidade de se processar alguém que possa ter infringido sua patente. Não só patentes em sites são raras e frágeis, como também a maioria das startups não tem recursos para comprar uma briga contra outra empresa. Foque em outros diferenciais e não se apoie somente em patentes como barreira a concorrentes.

Autor: Fernando Campos

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.