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Plano de marketing para startups: veja neste kit como colocar em prática

Plano de marketing para startups: veja neste kit como colocar em prática

O plano de marketing para startups muitas vezes pode não parecer uma etapa importante, diante das áreas de produto ou vendas, por exemplo. No entanto, desde startups em MVP até aquelas já estruturadas e em fase de tração e escala precisam pensar em como colocar em prática esse tipo de planejamento.

 

O setor de marketing é o responsável pela atração dos leads para seu negócio. Como é a “ponta de entrada” do cliente, é fundamental para o sucesso da sua empresa, que seja uma área bem estruturada. O marketing da sua startup deve ainda estar alinhado com os principais objetivos do negócio, tendo neles o norte para sua atuação.

Se você tem dúvidas sobre isso, não tem mais porque se preocupar! Por meio de uma parceria entre o Startup SC e a Resultados Digitais, estamos lançando o Kit de Análise e Planejamento de Marketing Digital para Startups.  

Por aqui você vai entender a importância de desenvolver um bom plano de marketing para startups, além de ficar sabendo de antemão sobre tudo que vai encontrar no kit. Acompanhe!

 

Kit completo: Plano de Marketing para Startups

Planejamento, objetivos, atividades, prazos, estratégica, mercado alvo, aliado a uma execução com frequência e disciplina, é possível conseguir bons resultados. No entanto, sabemos que para quem está iniciando nessa jornada pode parecer muito complexo elaborar e pensar em tudo isso.

Para te ajudar, com esse kit completo, você terá em mãos todas as ferramentas para colocar em prática, e planejar suas ações dentro do Marketing Digital. Ele contém webinars, templates e outros conteúdos fundamentais para te ajudar nesse processo.

Conheça aqui algumas etapas do processo de definição de um plano de marketing para startups e baixe o kit completo com materiais complementares sobre o tema.

 

Planejamento de marketing

A primeira parte do kit Startup SC + RD traz para você dicas e orientações para cumprir a etapa de planejamento. O momento exige foco e determinação, além de muita dedicação para elaboração dos objetivos e dos caminhos para alcançá-los. Por isso, este material traz algumas dicas práticas de como você pode aplicar no seu negócios diferentes estratégias.

No kit você contará com templates de quadros no Trello sobre como “Gerar leads qualificados” e “Otimizar conversões do funil”, onde você poderá organizar a estratégia da sua startup e colocá-la no papel de forma visual. Cada um dos quadros oferece um passo a passo de como utilizá-los para essas que são duas etapas fundamentais do processo de atração do lead – qualificá-los e convertê-los.

 

Colocando em prática

Nessa etapa do nosso kit, você terá acesso a conteúdos que orientam para uma parte mais prática da sua estratégia que é a criação de personas e jornada de compra dos seus clientes. São dois eBooks disponíveis:

  • Manual RD: como criamos fluxos de automação, personas e jornadas de compras;
  • e Como produzir conteúdo para cada etapa do funil.

Além deles, você terá acesso a planilhas e webinars sobre planejamento de conteúdo e um template de relatório mensal, para ir acompanhando os resultados das suas ações. Com esses materiais, já pode começar a “pôr a mão na massa”, como, por exemplo, montando fluxos de e-mail baseados na persona e jornada de compra. Depois, poderá verificar o relatório mensal, analisando quais ações estão dando certo, e quais não. 

 

Acompanhamento e otimização

As métricas são fundamentais para levar seu negócio ao sucesso. Então, acompanhá-las é um passo importantíssimo no plano de marketing para startups. Neste kit, você verá um eBook sobre os KPIs (indicador-chave de desempenho, em português), que são os valores quantitativos  que medem os seus principais processos internos

Além desta apresentação, o material traz algumas dicas para o empreendedor definir os KPIs mais importantes para o seu negócio e uma planilha para o acompanhamento das métricas de todas as estratégias (e-mail, Landing Page, blog post, etc).

 

Jornada e diagnóstico

A construção de um funil de marketing e vendas é o passo seguinte, no qual você deverá desenhar etapas pelas quais o seu perfil ideal de cliente costuma passar para chegar até o seu produto ou serviço.

Para te ajudar nesta etapa, o kit Startup SC + RD traz uma ferramenta para diagnóstico online do seu funil de vendas, site e as outros canais de marketing. Com isso, você terá uma base melhor estruturada para entender a maturidade das suas ações de marketing e vendas e poderá construir a sua jornada de compra também utilizando uma ferramenta presente no Kit.

 

Mão na massa

Na quinta parte você colocará em prática tudo o que aprendeu nos materiais anteriores, levamos você direto ao Plano Light do RD Station, plataforma completa para automação de marketing desenvolvida pela Resultados Digitais e uma das mais utilizadas no mercado. Com elea ferramenta, você terá a possibilidade de automatizar diversos processos do marketing por meio de uma mesma ferramenta. e começar a testar desde já algumas dessas funcionalidades.

Além disso, você poderá ver em gráficos no dashboard da plataforma o comportamento de cada lead pela jornada de compras e funil de vendas, otimizando o tempo de sua equipe e focando nas estratégias e ações certas.

Se adequar à LGPD, que recém entrou em vigência no Brasil, será fundamental ao longo deste processo e de todas as suas ações de marketing. Por isso, trazemos também neste kit um pacote completo para que você possa começar a aplicar tudo o que aprendeu sem inseguranças!

 

Dicas bônus

Além desse kit completo com um plano de marketing para startups, você pode fazer parte de programas de capacitação, como o Startup SC.  Através dele, você terá acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria voltados a apoiar o seu negócio no processo de estruturação e preparação para crescimento, utilizando estratégias de marketing e também das diversas outras áreas necessárias para isso. 

Além disso, ao participar deste tipo de programa, sua startup terá maior visibilidade dentro do ecossistema, ganhando mais audiência para seu site e, consequentemente, mais leads para o seu funil de vendas.

Quer começar a crescer o seu negócio por meio de um plano de marketing para startups? Então não deixe de conferir o Kit Completo de Análise e Planejamento de Marketing para Startups

Além disso, tivemos conteúdos exclusivos na edição de 2020 do Case Startup Summit apresentados por especialistas como o André Siqueira e o Eric Santos, da RD, entre tantos outros na trilha de Marketing abordando dicas exclusivas sobre o tema. Para mais conteúdos, acompanhe também o blog do Startup SC.

Alexandre Souza

Gerente de Inovação do Sebrae em Santa Catarina, organizador da Semana da Transformação Digital para MPEs e Startup Summit.