fbpx

Programas para startups: porque você deve participar

Programas para startups: porque você deve participar

Programas para startups: porque você deve participar

Programas para startups são fundamentais para impulsionar o seu crescimento e desenvolvimento. Afinal, através deles é possível pensar em inovações, que são o diferencial desse tipo de negócio. Uma vez que os empreendedores enfrentam muitos desafios nesse processo, contar com o apoio dos especialistas e mentores presentes nesses programas é essencial. 

Existem diferentes tipos de programas para startups, desde capacitação, passando por aceleração e incubação, até a participação em eventos para realização de networking que também são altamente recomendados e agregadores. 

Conheça mais sobre esses diferentes tipos de programas para startups, em especial o Programa de Capacitação Startup SC e o evento Case Startup Summit.

 

O que são programas para startups?

 

É nítida a diferença nas empresas que fizeram parte de algum dentre os possíveis programas para startups. As que participaram, tiveram um crescimento exponencial através dos atalhos que aprenderam. 

Esses programas podem ser de aceleradoras ou de incubadoras, além também daqueles que os antecedem trazendo uma pré-incubação ou uma capacitação. Cada um deles oferece soluções diferentes, uma vez que cada empresa está em um estágio e buscando objetivos diferentes, obtendo esse apoio de formas variadas. Confira o que você deve levar em conta para saber qual escolher.

 

Aceleradoras

 

  • Não são focadas em uma necessidade prévia, e sim, em startups que tenham o potencial de crescimento rápido;
  • Focam em ideias boas, sem necessidade de burocracias;
  • Gerenciadas por empreendedores ou investidores experientes;
  • Promovem palestras de capacitação e encontros entre o investidor e o mentorado;
  • Normalmente investem recursos nas startups selecionadas.

 

As startups passam por critérios de avaliação definidos por cada aceleradora, para entrar no programa. Se aceita, passa a fazer parte do batch (turma), que recebe um investimento inicial, mentorias, e outros benefícios. 

As aceleradoras são focadas na capacidade de crescimento da startup, e dessa forma, conseguem encurtar o tempo de evolução. Além disso, para fazer parte de um programa de aceleração, a empresa precisa ser escalável.

Normalmente são lideradas por empreendedores, ou investidores com larga experiência, e por isso, não precisam de um plano de negócio. Algumas até oferecem um ambiente de trabalho para a startup.

Ao final do programa, os melhores do batch são convidados a participar de um pitch, onde investidores, clientes e players estratégicos podem investir. Algumas aceleradores cobram equity, ou seja, uma participação nas ações da empresa.

 

Incubadoras

 

  • Apoiam pequenas empresas, que precisam de ajuda governamental ou regional;
  • Precisam de um plano de negócios estruturado;
  • Geridas por gestor com experiência em mediar poder público, universidades e empresas;
  • Modelo tradicional de consultoria;
  • Promovem eventos e capacitações para aproximar os integrantes do ecossistema;
  • Fomentam ideias iniciais, mas já com um MVP validado.

 

As incubadoras auxiliam no crescimento da empresa ao longo dos anos. São mais voltadas para negócio com potencial inovador, dando estrutura física para o funcionamento, suporte técnico, administrativo, entre outros. 

Sendo assim, a incubadora tem como objetivo estruturar melhor a ideia inicial, deixando-a mais robusta. Além de preparar os empreendedores para o mercado.

A maioria dos exemplos são de startups que precisem de diretiva regional ou governamental, como na área de telecomunicações. Isso porque, esse processo muitas vezes envolve uma verba pública. E como a incubadora tem uma base tradicional e um plano formal, ela é o modelo perfeito para auxiliar nesses casos.

 

Importância dos programas para startups

 

Fazer parte de algum dos vários programas disponíveis traz apenas vantagens para seu negócio. Uma delas é a vivência e imersão no mundo das startups, participando de diferentes interações com outros empreendedores e tendo acesso a um forte network.

Outro ponto é a capacitação para você e sua equipe. Esses encontros trazem assuntos sobre o dia-a-dia do mundo dos negócios, e isso faz com que sejam aperfeiçoados os processos e gestão da sua startup, agregando muito conhecimento e contribuindo para o crescimento.

Além disso, é possível conseguir financiamento para seus projetos através dos programas para startups, considerando que empreendedores que integram este tipo de programa ganham maior renome e confiança nos investidores, além de terem seu contato facilitado. E, claro, tudo isso, irá acelerar a capacidade de atrair clientes, fazendo sua empresa decolar.

 

Programa de capacitação Startup SC

 

O Programa de capacitação Startup SC é a principal atividade do projeto Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC. Através dele, são selecionadas 50 startups de todo o estado de Santa Catarina, que durante oito meses participam de uma série de workshops e sessões de mentoria nas diferentes áreas de um negócio para tornar suas empresas estruturadas e preparadas para crescer.

Os mentores do programa são referências no mercado de startups, englobando alguns como Rafael Assunção, investidor anjo e mentor de startups; Gabriel Costa, Growth Manager da SINGU; Lilian Klemz, SMB Relationship Management no LinkedIn; entre outros. O programa acontece simultaneamente em Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau.

Muitas empresas que participaram do Programa de Capacitação do Startup SC tiveram grandes crescimentos. Alguns dos exemplos são: Decora, Contentools, Asaas, Hiper, CredPago, PagueVeloz, Sizebay, TotalVoice, Área Central, Lincros, Paytrack, Transfeera, Prevision e Harmo.

O Startup SC é gratuito, e para participar é preciso ter como proposta o desenvolvimento de produtos ou serviços que utilizem tecnologias inovadoras. A seleção preza por negócios que resolvam uma necessidade clara do mercado com olhar inovador e alto potencial de crescimento

Podem se inscrever grupos de pessoas físicas ou jurídicas, iniciantes ou consolidadas, mas que já possuam protótipo desenvolvido e que estejam iniciando a busca por clientes.

Esse é um dos programas para startups onde você poderá desenvolver e testar seu produto, para que consiga atingir os melhores resultados possíveis. Com a capacitação você irá trabalhar com metodologias comprovadas que mais se aplicam ao ambiente de inovação.  Por exemplo: Lean Startup, Marketing Digital, Customer Success, Growth Hacking, Métricas, Customer Development, Valuation etc. 

Você também terá acesso a mentores e consultores experientes, participará de um amplo network, e poderá usufruir de diversos benefícios, como:

 

  • U$ 10 mil em créditos para utilização da plataforma AWS;
  • 25% de desconto para novos clientes do software de gerenciamento de marketing digital RD Station;
  • Até $120 mil em créditos da nuvem Azure por 2 anos + Microsoft Power Platform, Office 365, GitHub Enterprise, etc;
  • Entre muitos outros.

 

Case Startup Summit 2020

 

Promovido pela Startup SC, o evento Case Startup Summit 2020 aconteceu em outubro. Durante cinco dias, estiveram presentes mais de 300 palestrantes, em quatro palcos e divididos em 14 trilhas de conteúdo, salas de networking e de negócios. 

Totalmente gratuito e online, o evento foi fruto de uma parceria entre o Startup SC, A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), reunindo dois dos principais eventos do ecossistema — Case e Startup Summit — em 5 dias de palestras.

O evento teve como objetivo promover um ambiente ideal para novos projetos, conexões e network, mesmo durante a pandemia e com as restrições de presença física. Assim, eventos também são muito importantes dentro da trajetória de desenvolvimento de um empreendedor.

Com esses exemplos de programas para startups você poderá ver sua empresa crescer muito mais rápido, uma vez que todos eles têm como objetivo final ajudar os empreendedores a ter sucesso nos seus negócios.

O programa de capacitação do Startup SC fez sentido para o seu momento? Está curioso para saber o que rolou no evento? Então acesse aqui todos os conteúdos em vídeo do Case Startup Summit e fale com nossos especialistas! Continue acompanhando o blog do Startup SC para cada vez mais conteúdos.

Alexandre Souza

Coordenador do Startup SC, projeto do Sebrae/SC que tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.