fbpx

Rio do Sul lidera o ranking de facilidade para abertura de empresas no Brasil

gestao de portfolio de investimentos

Rio do Sul lidera o ranking de facilidade para abertura de empresas no Brasil

Dados do governo federal mostram que, no terceiro quadrimestre do ano passado, apenas 21 minutos eram necessários para conseguir um novo CNPJ

O município de Rio do Sul, localizado no Vale do Itajaí, foi destacado como a cidade mais rápida do Brasil para abertura de empresas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O ranking, referente ao terceiro quadrimestre de 2022, listou os dez municípios mais ágeis no processo de abertura de empresas.

Santa Catarina foi o estado mais representativo na lista, com quatro cidades: Rio do Sul (1º lugar), São José (7º), Florianópolis (8º) e Criciúma (9º). Todas essas cidades fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae de Santa Catarina e as prefeituras.

De acordo com o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, a cidade iniciou a desburocratização em 2017, quando os empresários levavam 188 horas para abrir uma empresa. Hoje, esse tempo foi reduzido para apenas 21 minutos. A cidade tem como meta continuar trabalhando para desburocratizar as questões relacionadas ao Plano Diretor para Construção Civil, sempre com o apoio do Sebrae/SC e do Programa Cidade Empreendedora.

O Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, ressalta a importância do trabalho realizado pelas cidades catarinenses na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios para os empresários. Ele destaca também outros municípios catarinenses que já figuraram no ranking, como Mafra, Xaxim, Pinhalzinho e Brusque.

Confira o ranking:

  • 1º Rio do Sul / Santa Catarina – 21 minutos
  • 2º Mata de São João / Bahia – 39 minutos
  • 3º Aracaju/ Sergipe- 47 minutos
  • 4º Dias D’ávila / Bahia – 2 horas
  • 5º Nossa Senhora do Socorro /Sergipe – 3 horas e 44 minutos
  • 6º Foz do Iguaçu / Paraná – 4 horas e 38 minutos
  • 7º São José / Grande Florianópolis / Santa Catarina – 4 horas e 39 minutos
  • 8º Florianópolis / Santa Catarina – 4 horas e 42 minutos
  • 9º Criciúma / Santa Catarina – 4 horas e 44 minutos
  • 10º Colombo / Paraná – 4 horas e 58 minutos

Saiba mais sobre o Cidade Empreendedora

Como um organismo de apoio para empreendedores, o Sebrae/SC tem o objetivo de criar um ambiente favorável aos pequenos negócios. Para isto, desenvolveu e disponibiliza o programa Cidade Empreendedora, através do qual visa transformar a realidade de cidades catarinenses.

O projeto foi criado para o desenvolvimento dos municípios como um todo, oferecendo desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes, além de oportunidades para a abertura de novos negócios.

Trata-se de um programa padrão do Sebrae, mas também flexível de acordo com a realidade e necessidade de cada prefeitura. Os atores do desenvolvimento são o prefeito, secretários e outros agentes do Poder Público junto aos cidadãos.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.