Social Good é o único selecionado brasileiro para capacitação internacional em empreendedorismo social
Representantes do programa vão ser multiplicadores da técnica da GSBI, organização pioneira no ramo
A presidente voluntária do Social Good Brasil (SGB), Fernanda Bornhausen Sá, e a coordenadora do SGB Lab, Bárbara Basso, participam, entre os dias 12 e 14 de maio, em San Francisco, no Vale do Silício, de treinamento oferecido pela Global Benefit Institute (GBSI) em parceria com a eBay Foundation. Depois elas vão multiplicar no Brasil as técnicas usadas pelo instituto criado em 2003 dentro da Universidade de Santa Clara e que é pioneiro no desenvolvimento do empreendedorismo social.
Apenas sete organizações foram selecionadas para o treinamento (Train the trainers) – e o SGB é a única instituição brasileira. “A experiência vai ser muito importante porque poderemos multiplicar dentro de nossa rede, formada pelos labbers (participantes do Social Good Brasil Lab), os conhecimentos que adquirirmos”, diz Bárbara Basso.
O GSBI Boost capacita empreendedores sociais em estágio inicial. Eles tem orientação sobre pensamento estratégico e aprendem a desenvolver planos de negócios que permitam demonstrar o impacto e a sustentabilidade financeira das iniciativas a longo prazo. O programa (Treine os treinadores) pretende formar multiplicadores e impactar um bilhão de pessoas até 2020. O foco são iniciativas com foco no combate à pobreza ou que atuem sobre a escassez de recursos.
Conheça os outros projetos convidados:
Alterna Impact: Organização da Guatemala focada no desenvolvimento de empreendedores sociais. Mantém uma incubadora e fomenta o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo social na Guatemala.
Child and Youth Finance International – Ye! Community: Organização da Holanda com parceiros em Gana, Quênia e Filipinas. Plataforma online que conecta jovens empreendedores ao redor do mundo a diversas ferramentas e recursos, e a um programa de coaching gratuito e oportunidades de financiamento. Iniciativa do Child and Youth Finance International, tem o objetivo de reduzir o desemprego dos jovens por meio do apoio a jovens empresários.
Momentum Project, da ESADE Business School: Projeto da Espanha, com parceiro em El Salvador. Projeto que contribui para o desenvolvimento de empreendimentos sociais, por meio de um programa de apoio e do fortalecimento do ecossistema para permitir que as empresas mais promissoras consigam consolidar, crescer e expandir seu impacto.
Marquette University Social Innovation Initiative: Iniciativa dos Estados Unidos, aproveita a imaginação criativa de alunos, professores e comunidade para resolver os problemas sociais em Milwaukee, onde é sediada, e região.
Minga – Social Enterprise Arena: Organização de Israel, coordenadora do Impact HUB Tel Aviv, incentiva e capacita empreendedores sociais em Israel, fornecendo ferramentas, metodologia, rede de parceiros e mentores para aumentar suas chances de sucesso e acesso a financiamentos.
POSiBLE: Organização do México que inspira e apoia empresários que desejam ter alto impacto social. Possui diversos programas para promover o talento, energia e empenho de milhares de pessoas que querem resolver problemas sociais e ambientais complexos no México.