fbpx

Startup catarinense lança o primeiro PWA para lojas da plataforma Shopify

Startup catarinense lança o primeiro PWA para lojas da plataforma Shopify

Clientes podem transformar suas lojas em progressive web app com poucos cliques

Litefy é o primeiro e único PWA para a Shopify do mundo. O plugin foi aprovado e homologado oficialmente na segunda-feira (31/7) pela plataforma de ecommerce, que tem mais 400 mil lojas ativas, em mais de 175 países. Com funcionalidades de aplicativos nativos, a nova tecnologia PWA oferece a possibilidade de instalar a loja virtual no smartphone dos consumidores facilmente, sem consumir espaço no dispositivo, além de permitir navegação offline.

“A Shopify tem um ecossistema fantástico que permite criar aplicativos que ampliam as possibilidades de customização da loja na plataforma. Tem a melhor e mais completa app store do segmento. Por isso escolhemos desenvolver nosso software lá. Assim, queremos que os clientes da Shopify conheçam nosso plugin para que possam vender melhor e de forma mais rápida, com a tecnologia mobile para e-commerce que está se tornando uma tendência mundial”, afirmam os co-fundadores da startup Litefy, Evandro Guedes e Marcos Baldessari.

A proposta da Litefy é que usando seu plugin, em poucos cliques, os clientes Shopify transformam suas lojas em um Progressive Web App, sem a necessidade de códigos complexos ou a contratação de terceiros.

Por que instalar o PWA da Litefy?

A tecnologia PWA é apoiada pelo Google e pela Microsoft e vem sendo adotada por gigantes como Twitter, Uber, Alibaba, Forbes, The Washington Post, Flipkart, que atualizaram seus sites responsivos em aplicativos progressivos e notaram aumentos significativos em suas principais métricas.

O PWA transforma um site em um aplicativo sem ocupar espaço no celular, diferente de aplicativos nativos que ocupam muito espaço e são facilmente excluídos pelos usuários. Se o cliente estiver em uma conexão 3G, por exemplo, dificilmente ele irá realizar a instalação.

Outra situação bastante comum é que quando se pretende fazer uma foto e não é possível por falta de memória no celular, a primeira coisa que o usuário faz é apagar os apps que ocupam mais espaço. Isso faz com que o lojista perca engajamento porque um cliente vai optar apagar um app que é de um e-commerce e deixar apenas os aplicativos mais usuais, como os de redes sociais e de bancos, por exemplo.

Com a Litefy, o lojista não terá mais essa preocupação, garantem os desenvolvedores do software, porque o cliente poderá instalar seu site que se transforma em um PWA de forma instantânea, não ocupando espaço no celular e levando experiência de sites nativos para web mobile.

Vídeo do app: https://www.youtube.com/watch?v=-YFMn1uiSvo

Principais benefícios

O PWA adiciona novas características a sites responsivos e deixa a experiência como a de um aplicativo nativo, e possui as seguintes vantagens:

– Não ocupa espaço no dispositivo e pode ser instalado de forma instantânea.
– Roda mais rápido e funciona até mesmo sem conexão à internet, de forma offline, diferente de um site responsivo que só funciona online.
– Envia push notifications, uma excelente forma de engajar clientes, como acontece nos aplicativos nativos.
– Consegue instalar o site como um app no Android e Windows.
– Funciona em tela cheia, ou seja, não aparece o endereço do browser na tela do celular, liberando espaço visual para o que importa.
– O conteúdo do site em PWA é otimizado para SEO, pois consegue indexar facilmente no Google, o que não ocorre com conteúdos de um aplicativo tradicional. O Google não consegue fazer buscas no conteúdo de aplicativos nativos.  E isso é uma grande estratégia para o marketing digital.
– O administrador não precisa se preocupar em enviar novas versões do app nas stores e passar por processos de aprovação, pois o PWA Litefy se atualiza automaticamente.

Google e Microsoft – maiores apoiadores do PWA

A Microsoft apoia cada vez mais a tecnologia PWA. Hoje já é possível instalar PWAs em versões mais recentes do Windows. O próprio buscador da Microsoft, Bing, já reconhece um PWA e adiciona a sua app store, para que o usuário encontre a loja facilmente.

O Google também é um dos maiores apoiadores da nova tecnologia PWA com o sistema operacional Android e possui um site exclusivo com os maiores cases sobre essa tecnologia.

Pioneirismo no Brasil

O projeto da Litefy nasceu na startup brasileira MiniSell, primeira plataforma de e-commerce mobile com tecnologia Progressive Web App (PWA) do mundo. O trabalho desenvolvido na startup tornou o Brasil pioneiro na adoção da tecnologia.

A idealização da Litefy surgiu durante o programa de capacitação Startup SC, do Sebrae de Santa Catarina, que seleciona startups com potencial de mercado para intensiva capacitação com mentores e founders de empresas conhecidas como a Resultados Digitais. Atualmente, Santa Catarina é o estado que mais concentra polos tecnológicos e é um dos responsáveis pela expansão econômica nacional.

Recentemente a Dafiti, maior e-commerce de moda da América Latina, lançou seu primeiro PWA desenvolvido pela MinniSell. A expectativa é um incremento de 30% nas conversões de visitantes que utilizam smartphones ao navegar no site.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.