Startups: Boo-Box
A boo-box é uma startup paulista que dispõe de soluções de publicidade para blogs e websites e já ultrapassa cinco mil usuários no mundo.
Segundo Marco Gomes, o criador da boo-box, a filosofia da empresa é colocar o controle do marketing de um site nas mãos do dono do site, oferecendo ferramentas que permitam que ele decida o quê aparece nos espaços publicitários do seu próprio site.
Isso é muito diferente do que acontece quando se utilizam programas como o Adsense, programas similares e venda de banners de portais. Nesses casos, o publisher (o dono do site ou blog) “vende o espaço e o anunciante exibe o que quiser“. A boo-box foi criada (entre outras coisas) para mostrar que esse não é o único modelo possível.
O segredo é a contextualização dos anúncios com o conteúdo dos sites, que segundo os empresários aumenta a rentabilização em 10 vezes, na média. “Temos casos extremos em que o rendimento foi multiplicado por mil”, afirma Gomes.
O blogueiro que instala as soluções da empresa recebe toda a renda que gera através de seu conteúdo, sem nenhum custo pelo serviço.
“O modelo de negócios da boo-box é compartilhar resultado com anunciantes: quando um publisher ganha dinheiro a partir de seu conteúdo, nós ganhamos um valor adicional do anunciante pelo melhor resultado gerado”, esclarece Gomes.
Os links boo-box podem ser aplicados não só em texto, mas também em imagens e vídeos. Esse links criam vitrines, que são exibidas quando o visitante clica neles.
Além disso, o blogeiro tem a opção de usar Boo-Widgets, vitrines virtuais que apresentam produtos selecionados a partir de parâmetros dinâmicos ou fixos.
O empreendimento, que começou sendo administrado no tempo livre, tomou o tempo integral dos sócios. Em 2006, Gomes, que hoje tem 22 anos, interrompeu a terceiro ano da graduação em Computação na UnB para empreender na capital paulista. Tanaka tem 30 anos e é engenheiro mecânico pela UniCamp
Aporte Financeiro
A startup brasileira boo-box recebeu aporte financeiro de 300 mil dólares pelas mãos da consultoria Monashees Capital, no segundo investimento do tipo em serviços brasileiros da chamada Web 2.0 em 2007.
Showcase
Para conhecer um pouco mais da boo-box assista no showcase uma apresentação da empresa realizada pelo Marco Gomes, criador e idealizador da boo-box.