fbpx

Startups catarinenses avaliam participação no Tech Crunch Disrupt SF

Startups catarinenses avaliam participação no Tech Crunch Disrupt SF

DISRUPTStartups catarinenses selecionadas pelo programa Startup SC apresentam suas conquistas sobre o TechCrunch Disrupt, evento referência mundial para o setor de tecnologia

Validar modelos de negócio, obter feedbacks qualificados e fazer uma network internacional. Estes foram alguns dos principais resultados obtidos pela comitiva de startups catarinenses formada por Axado, Socialbase, ContaAzul, Resultados Digitais, InPulse, UpPoints, Tex.do, Fisiogames e Pip!, participantes do programa Startup SC, durante a missão ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Elas participam do TechCrunch Disrupt, entre os dias 7 e 13 de setembro, uma conferência de tecnologia organizada pelo site Techcrunch – referência mundial para startups de tecnologia.

“A experiência de estar no Disrupt SF é incrível. Pudemos entrar em contato com parceiros em potencial no nosso segmento, com o objetivo de inserir funcionalidades inéditas no mercado de conteúdo brasileiro,” explica Emília Chagas, cofundadora da Tex.do, plataforma de marketing de conteúdo. O fundador e CEO da Axado, Guilherme Reitz, destacou o relacionamento com os empreendedores e o contato com outras empresas: “foi uma excelente oportunidade para conhecer o ambiente empreendedor do Vale do Silício e conviver com novos contatos daqui e das empresas que vieram para a missão. O relacionamento com esses empreendedores é muito rico.”

Durante o evento os membros da comitiva participam do Startup Alley, feira que acontece paralelamente ao TechCrunch Disrupt e que reúne cerca de 100 startups de diversos países, como Brasil, Argentina, Israel, Coréia, Rússia, com até dois anos de existência e menos de US$ 2,5 milhões em investimento externo. “Recebemos muitos feedbacks valiosos de outros empreendedores e investidores. É uma oportunidade de validar a empresa e o modelo de negócio com as pessoas que mais entendem do assunto no mundo. Outra coisa bem incessante é poder conviver com outros empreendedores de SC. Podemos compartilhar problemas e encontrar soluções em conjunto,” ressalta Rada Martini, CEO da SocialBase.

Segundo o coordenador da missão, Alexandre de Souza, o projeto Startup SC possui uma série de ações que visam desenvolver e fortalecer as startups catarinenses. “A principal ação do projeto é a realização de um programa de capacitação, onde selecionamos 20 startups que durante o período de 4 meses participam de uma série de workshops, cursos, palestras e sessões de mentoria, ministrados por especialistas, mentores e consultores do SEBRAE/SC. Das nove empresas que estão participando da missão, cinco participaram da primeira turma do programa”, contabiliza Souza.

Outro ponto forte destacado pelas empresas é a troca de experiências entre startups. “O melhor de tudo para a ContaAzul no Disrupt SF foi poder trocar experiências e aprender com empreendedores e investidores que já passaram por desafios pelos quais nós vamos passar logo mais. A missão tem sido muito importante para estreitar os laços entre os empreendedores da nossa região,” comenta João Zaratine, co-fundador da ContaAzul. Para o co-fundador da Pip.pe, Guido Jackson, ter o negócio avaliado por investidores internacionais fortificou as startups. “Um dos pontos altos da missão foi o pitch prep com os mentores de 500 startups. O fato de estar no Disrupt SF conversando com as pessoas foi muito construtivo. Esse feedback desapaixonado, com perguntas assertivas, nos fez refletir muito sobre o alinhamento do nosso produto e modelo de negócio. Vimos que o mercado é maior para nós aqui e o conceito faz sentido para eles,” argumenta Jackson.

“Para a Uppoints, o ponto principal da participação é o networking. Tivemos a confirmação do primeiro advisor da empresa, que se concretizou aqui no Disrupt. Destacamos ainda as oportunidades com clientes internacionais e parceiros. Todo o apoio logístico, operacional, os encontros, reuniões e treinamentos que o Sebrae nos ofereceu contribuíram para isso.” Cristian Fernandes, CEO da Uppoints. Segundo o co-fundador da Fisiogames, Kleber Vieira, o evento trouxe oportunidades de novos negócios. “Estamos pensando em voltar no final do ano para dar continuidade em negociações que conseguimos iniciar aqui no evento,” ressalta Vieira.

Oportunidades em medicina e gastronomia

Mercados além da tecnologia, mas que igualmente dependem de soluções inovadoras, como medicina e gastronomia também interessaram os empreendedores catarinenses. “Entramos em contato com pessoas que trabalham nas áreas de healthcare e hardware, com conhecimento que é raro encontrar no Brasil. Como networking, foi positivo falar com empreendedores, investidores e executivos que trabalham na nossa área. Pudemos marcar reuniões com médicos americanos e aceleradoras interessados no nosso projeto,” destaca Gabriel Paim, CTO da InPulse, startup que desenvolve tecnologias na área da saúde.

“O mercado de gastronomia é forte aqui nos Estados Unidos. As pessoas com quem conversamos são especialistas, chefs. Eles se identificam. Fizemos contatos com desenvolvedores de aplicativos que são parceiros em potencial. Um deles, um app para foto, poderemos usar no futuro dentro do nosso próprio aplicativo,” detalha Rodrigo Boscaini de Freitas, co-fundador da Pip.pe.

Sobre o TechCrunch Disrupt

O TechCrunch Disrupt tem como público alvo investidores anjo, ventures capitals, fundos de private equity, empreendedores, mentores, advisors, jornalistas e entusiastas de tecnologia e irá reunir grandes nomes do mundo tecnológico, como o CEO da Salesforce, Mark Benioff, o CEO do Twitter, Dick Costolo e Michael Moritz, parceiro no Sequoia Capital, que já investiu em empresas como Apple e Facebook.

Sobre o Startup SC

O projeto “Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses“, é uma parceria do Sebrae/SC, com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS, que visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores em todo o estado de Santa Catarina.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.