fbpx

Capacitação de empreendedores: como o Startup SC contribui para o crescimento do ecossistema

capacitacao de empreendedores

Capacitação de empreendedores: como o Startup SC contribui para o crescimento do ecossistema

A capacitação de empreendedores é algo fundamental na jornada ao sucesso.  Afinal, para empreender deve-se enfrentar caminhos com muitos desafios, e para superá-los é preciso ter mais conhecimento sobre o mundo dos negócios.

Descubra neste conteúdo a importância da capacitação para o mundo do empreendedorismo. E ainda, saiba mais sobre o Startup SC, um dos programas que pode auxiliar o empreendedor aqui no estado de Santa Catarina.

 

A importância da capacitação de empreendedores

 

A carreira de empreendedorismo envolve desafios e preocupações durante toda a jornada. Para estar sempre preparado para qualquer problema ou escolha que possa aparecer é preciso realizar capacitações.

O conhecimento técnico e a preparação são partes indispensáveis para qualquer um que deseja empreender.

Empreender no Brasil não é algo fácil. Crises financeiras, alta carga tributária, encargos previstos em legislação trabalhista e dificuldade para contratar colaboradores preparados são apenas alguns exemplos de obstáculos enfrentados. Por isso, buscar atualizar e capacitar-se pode fazer a diferença na gestão da sua empresa.

O empreendedor que não busca uma especialização para seu negócio pode se limitar, e isso é bastante prejudicial para os resultados de sua empresa.  Por isso, não se pode negligenciar a capacitação de empreendedores.

Investir na educação nem sempre significa ter altos custos. Pode-se pesquisar e escolher a melhor forma que se adapta a sua rotina, bolso, e que faz sentido para seu negócio. Mas, independente da escolha, é preciso ter em mente que tempo, planejamento e dedicação para ver os resultados será fundamental.

Por meio da capacitação de empreendedores é possível identificar habilidades que irão fazer uma grande diferença no dia a dia do negócio, além de ajudar a superar os desafios diários. Segundo o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN), quase 37% dos empreendedores dizem que consideram a capacitação um ponto válido para melhorar os resultados da empresa.

Existem diferentes caminhos que podem ser escolhidos, de acordo com o momento de cada qual, para investir na capacitação de empreendedores. Alguns deles são as aceleradoras ou incubadoras, cada uma com a oferta de um suporte diferente para a empresa. Veja as diferenças e comece a entender o que pode fazer mais sentido para o seu cenário.

 

Aceleradora

  • São focadas em startups que tenham o potencial de crescimento rápido;
  • Focam em ideias boas, sem necessidade de burocracias;
  • Gerenciadas por empreendedores ou investidores experientes;
  • Promovem palestras de capacitação e encontros entre o investidor e o mentorado;
  • Investem recursos nas startups selecionadas.

 

Incubadoras

  • Apoiam pequenas empresas que precisam de ajuda governamental ou regional;
  • Precisam de um plano de negócios estruturado;
  • Geridas por gestor com experiência em mediar poder público, universidades e empresas;
  • Modelo tradicional de consultoria;
  • Promovem eventos e capacitações para aproximar os integrantes do ecossistema;
  • Fomentam ideias iniciais, mas já com um MVP validado.

 

Programa de Capacitação de empreendedores Startup SC

 

Além dos formatos de aceleração e incubação, existem também os modelos de capacitação de empreendedores que atuam como o programa Startup SC. Principal atividade do projeto Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC, o programa é totalmente gratuito, e para participar só é necessário ter uma proposta de desenvolvimento de produtos ou serviços que utilizem tecnologia.

Para 2021, o programa de capacitação de empreendedores do Startup SC terá sua 11ª turma. As inscrições vão do dia 24/02 a 24/03 e podem ser feitas no site do Startup SC. A seleção prioriza propostas que resolvam uma necessidade do mercado com olhar inovador e que tenham um alto potencial de crescimento.

Podem se inscrever grupos de pessoas físicas ou jurídicas, iniciantes ou consolidadas. Porém, devem ter um protótipo desenvolvido e estar iniciando a busca por clientes. Serão 50 startups selecionadas de todo o estado de Santa Catarina, e o programa irá acontecer em quatro cidades: Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau.

Com duração de oito meses, as startups selecionadas participarão de vários workshops e sessões de mentorias em diferentes áreas. Todo o conteúdo é voltado para estruturar e preparar as empresas para o crescimento. 

No quadro de mentores do programa estão profissionais referência no mercado, como Rafael Assunção, investidor anjo e mentor de startups; Gabriel Costa, Growth Manager da SINGU; Dayane Prim, Cofundadora e CEO da Performme, entre diversos outros que você pode conferir no site do Startup SC.

Algumas empresas que já participaram do programa obtiveram grande sucesso e hoje contribuem de forma intensa para a geração de novos negócios no ecossistema de Santa Catarina. São exemplos: Decora, Contentools, Asaas, Hiper, CredPago, PagueVeloz, Sizebay, TotalVoice, Área Central, Lincros, Paytrack, Transfeera, Prevision e Harmo.

Participar de programas de capacitação de empreendedores faz uma grande diferença no crescimento da empresa, e ajuda nos desafios do dia a dia que toda empresa passa para chegar ao sucesso. Além disso, ao contribuir com a formação dos empreendedores, faz com que se tornem cada vez mais capacitados e habilitados a desenvolver continuamente o ecossistema, gerando valor para toda a rede.

Continue lendo os conteúdos do blog do StartupSC e não deixe de se inscrever no Programa de Capacitação!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.