fbpx

Escalabilidade de negócios: quais os principais segredos por trás

escalabilidade de negocios

Escalabilidade de negócios: quais os principais segredos por trás

A escalabilidade de negócios é uma característica que todos os empreendedores buscam. Afinal, quem não quer alcançar grandes lucros com o menor investimento possível? Para isso, no entanto, é preciso investir em estratégias e aperfeiçoar operações, melhorando o relacionamento com os stakeholders.

Isso aconteceu com empresas bem famosas, como Netflix, Nubank e Airbnb, que são descritas como organizações exponenciais devido a essas características. Nesse artigo, você verá o que é escalabilidade de negócios e como é possível buscar isso para a sua startup. Confira!

 

O que é escalabilidade de negócios?

 

Segundo descrição apresentada no livro “Organizações Exponenciais”,  de Michael S. Malone e Yuri Van Geest, um negócio escalável é “aquele cujo o impacto (ou resultado) é desproporcionalmente grande – ou pelo menos dez vezes maior – comparado com seus pares, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas”

Assim, escalabilidade de negócios é um conjunto de características que tem como objetivo aumentar o faturamento da startup, mas sem necessariamente inflar os investimentos. Esse processo caracteriza aqueles negócios com um potencial de crescimento muito forte, que podem chegar até a internacionalização.

As startups escaláveis conseguem aumentar o número de clientes, permitindo uma alta expansão sem gastar mais. E claro que isso traz muitas vantagens ao empreendedor, como maiores lucros, menos estresse e esforços otimizados.

A escalabilidade de negócios muitas vezes acontece em startups com times pequenos, mas com um produto inovador. Até porque, ter essa característica é um ponto para conseguir um investidor anjo, e a conquista de investimentos contribui muito para conquistar a escalabilidade.

Crescer com investimentos externos ajuda muito na aceleração deste processo para as empresas, e os investidores recebem em troca um valor de participação. Por isso, os negócios escaláveis têm mais atratividade. Já que ainda na fase de crescimento, mostram uma curva de lucratividade mais rápida do que a de custos.

 

Principais características

Para atingir a escalabilidade de negócios é preciso apresentar algumas características, tais como:

  • Conseguir suprir a demanda com mais clientes, sem recorrer a custos adicionais;
  • Buscar melhorar e otimizar os processos e custos;
  • Ter um investimento inicial, mas normalmente, pequeno;
  • Ter em um único cliente, um lucro recorrente;
  • Ter os processos produtivos claros, simples e bem definidos para repassar aos colaboradores;
  • Atender da melhor forma seu nicho de mercado, agregando mais valor;
  • Ter um m modelo de negócio replicável e ampliável, permitindo automatização de processos para trazer agilidade e redução de custos;
  • Ter uma alta demanda e potencial de mercado.

 

Como conquistar escalabilidade de negócios?

 

Além das características já mencionadas neste artigo, existem outras dicas de como a sua empresa pode começar a buscar por este objetivo da escalabilidade de negócios. Confira a seguir.

 

Defina nicho de mercado

Primeiro é preciso pensar e pesquisar bastante para achar em qual nicho do mercado a sua startup irá atuar. Procure pelas áreas que você já tem um conhecimento, afinidade e também networking. Além disso, não esqueça de verificar se o seu produto ou serviço terá demanda nesse nicho. Já que você precisará de consumidores que estejam dispostos a comprar. Analise o tamanho do público alvo, e se há expectativas de crescimento.

 

Utilize tecnologia

A tecnologia é um ponto fundamental para conseguir escalabilidade de negócios. Por isso, utilize tudo que estiver ao seu alcance, como a internet, ferramentas digitais para automatizar tarefas e dados para medir o que está funcionando. Assim, você conseguirá atrair mais clientes e ainda ter decisões mais assertivas.

 

Desenvolva um MVP e faça melhorias

Lançar um Mínimo Produto Viável para testar o desempenho do produto é fundamental para chegar a escalabilidade de negócios. Ele é um protótipo da sua solução, que evita o desperdício de recursos.

Ou seja, com o MVP você poderá entender se o mercado aceitará bem o seu produto ou serviço. E ele pode ser feito com poucos recursos e em menos tempo, já que se trata de uma amostra. Pense em utilizar ferramentas gratuitas, e limite o número de usuários que poderão testá-lo.

Aqui é fundamental compreender que a primeira versão do seu produto, não necessariamente será a última. O mercado muda, assim como as tecnologias que você pode acrescentar. Por isso, é preciso estar constantemente atento aos feedbacks e solicitações para melhorar cada vez mais.

 

Participe de eventos e programas

Vimos que a escalabilidade de negócios funciona muito bem com investimentos. E quer melhor lugar para consegui-los do que com o networking!? Além de conseguir recursos, estar presente em eventos, programas de capacitação e palestras traz resultados muito  importantes.

Apenas conversar com outros empreendedores pode ajudar a pensar em outras soluções que você não tinha cogitado. Além disso, programas de capacitação contribuem com a lapidação de ideias para produtos e aumentam seu conhecimento sobre o mundo do empreendedorismo. Levando isso em consideração, aproveite a oportunidade pois as inscrições para o Programa de Capacitação do Startup SC estão abertas. Clique aqui e se inscreva!

Com essas dicas, você conseguirá criar e levar sua startup a atingir a escalabilidade de negócios. Afinal, esse é o sonho de todo empreendedor. Continue lendo os conteúdos do blog Startup SC!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.