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Lições aprendidas no primeiro dia do maior evento de SaaS do mundo

Lições aprendidas no primeiro dia do maior evento de SaaS do mundo

Empreendedores de Santa Catarina acompanharam a programação do Saastr Annual 2019 e apontam alguns dos principais aprendizados tirados das palestras

O primeiro dia do Saastr Annual 2019, maior evento de SaaS do mundo que ocorre esta semana no Vale do Silício, incluiu temas importantes para empresas baseadas no modelo de Software as a Service. Foram palestras e conversas com grandes companhias do ramo, voltadas para mais de 12 mil pessoas que acompanham o evento na Califórnia.

Oito empreendedores de Santa Catarina participam do Saastr como parte da programação da Missão ao Vale do Silício, organizada pelo programa de capacitação Startup SC. Eles destacaram alguns dos ensinamentos importantes dados durante este primeiro dia, que serão usados na construção e desenvolvimento de suas empresas de tecnologia, junto às mentorias e apoios recebidos ao longo do programa promovido pelo Sebrae/SC.

Tendências Globais de SaaS

No fim da programação do primeiro dia do Saastr Annual 2019, Eyal Manor, do Google Cloud, e Megan Lueders, da Zenos, comentaram sobre algumas das tendências que o mercado de SaaS deve seguir a partir deste ano. Pelas experiências já vivenciadas em suas empresas, eles destacaram a necessidade de se olhar para a segurança dos dados, pensando nas alterações recentes nas regulações da área. A participação dos consumidores em questões mais técnicas dos produtos também entra como ponto importante de atenção de empresas SaaS, apontando a importância de se contar com parceiros estratégicos que entendam bem do mercado em questão, para interagir e suprir a demanda dos usuários. Acompanhando o setor de tecnologia como um todo, também são tendências soluções baseadas em inteligência artificial e machine learning. Para os palestrantes, saber se adaptar e mudar rapidamente são características já consolidadas em negócios SaaS. Empreendedores da área precisam, agora, avaliar a melhor forma de entrar no mercado, proteger seus dados, automatizar os processos e eliminar a dependência de outras tecnologias, para que consigam crescer.

Estratégias para aquisições valiosas

A visão de longo prazo foi um dos cuidados apontados por Ryan Smith durante sua palestra no Saastr Annual. Segundo ele, a falta dessa visão, que ele chama de Generational Company, é o que impede que se pense em empresas que duram por gerações e atribui a ela o sucesso da aquisição de sua empresa, Qualtrics, por 8 bilhões de dólares – uma das maiores aquisições globais de empresas. A palestra deixou como lição o fato de que a demora é sempre maior do que o planejado: a Qualtrics levou dez anos para alcançar $35M de ARR e nos seis anos seguintes alcançou $300M de ARR e foi adquirida por $8B pela SAP. Outro ponto que chamou muito a atenção foi o fato de os Founders chegarem ao momento da aquisição ainda com 45,5% das ações da empresa. A Qualtrics captou $400M com Sequoia (10,4%), Accel (16,4%) and Insight (15,4%). Isso se deve à visão Generational Company que norteou a construção do negócio ao longo de 20 anos.

Construção de times em empresas de tecnologia

Um dos desafios de empresas baseadas em SaaS está na formação de times de qualidade e na contratação de profissionais capacitados. Em conversa com Lloyed Lobo, o executivo Keith Rabois apontou lições importantes para a construção de grandes equipes. Empreendedor e investidor de empresas de tecnologia nos Estados Unidos, Keith tem participação importante em empresas de sucesso como LinkedIn, Square e PayPal. Segundo ele, a composição do time pode fazer uma grande diferença na trajetória e no desempenho futuro de uma empresa de tecnologia. Desde a formação inicial da equipe, é fundamental diagnosticar as habilidades que já estão contempladas entre os profissionais e identificar as peças faltantes que sejam indispensáveis para que a empresa alcance seus objetivos no mercado, pensando tanto nas equipes de desenvolvedores quanto no nível gerencial e de tomadores de decisão.

Material produzido para o Startup SC por Christiana Lima (Dialetto), com apoio dos empreendedores George Eich, da CoBlue, Leonardo Rochadel , da O2Obots, Marcelo Andrade, da Reviewr, e Bruno Guimarães, da WiFeed.

Christiana Lima

Jornalista e Relações Públicas, simpatizante do inbound marketing e apaixonada por tecnologia e inovação. Atuou com comunicação estratégica para empresas e entidades do segmento e integra o time de Assessoria de Imprensa da Dialetto.