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Método OKR: como definir objetivos reais para a sua empresa

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Método OKR: como definir objetivos reais para a sua empresa

Com um mercado competitivo, os gestores buscam metodologias mais assertivas que ajudem seu negócio a crescer. Uma delas é o método OKR, que foi desenvolvido para atingir objetivos e metas das empresas.

Esta metodologia é muito utilizada atualmente por grandes negócios, como o Google e Netflix, por exemplo, mas também faz sucesso em empresas de pequeno porte ou startups. Tudo porque sua aplicação é simples e traz grandes resultados.

Para saber mais sobre o que é método OKR, como funciona, como se aplica aos negócios e irá conferir alguns exemplos de uso, continue lendo este artigo!

 

Método OKR: o que é?

 

OKR (Objective and Key Results) é uma sigla do inglês para Objetivo e Resultados Chaves, metodologia que foi criada pelo ex CEO da INTEL, Andrew S. Grove, em 1970. O método, no entanto, tornou- se conhecido mundialmente em 1999, graças ao sucesso de implementação no Google.

O método OKR estabelece metas através de estratégias do negócio, que devem ser mensuráveis e dinâmicas, sendo alcançadas pelo gerenciamento dos processos de dentro da empresa. Resumindo: essas metas devem ter foco em disciplina e simplicidade.

Esse método tem um diferencial dos outros utilizados no mercado que é a comunicação e alinhamento. Ao ter regras claras sobre esses elementos, seus colaboradores são motivados a trabalharem juntos, unindo todos os esforços para atingir as metas da empresa.

Por isso, o primeiro ponto para a implementação do método OKR em qualquer empresa é ter definidos bons objetivos, com foco e estratégias bem desenhadas. Deve-se saber onde quer chegar, o que quer, definindo metas reais e de qualidade.

 

Como funciona o método OKR?

 

A metodologia prevê a participação e envolvimento de todas as pessoas da empresa, de modo que só dará certo se todos apoiarem essa proposta. Assim, a gestão e as lideranças precisam acreditar na ideia e ser multiplicadoras dela dentro da startup, além de ensinar e ser transparente. Uma cultura organizacional comunicativa e com forte atuação pode ser um bom caminho para começar a implementação do método OKR.

George Eich, mentor do Programa de Capacitação Startup SC, aponta um aspecto fundamental sobre a compreensão da metodologia levando em conta o seu histórico de criação e replicação para outras culturas.  O método OKR surgiu nos Estados Unidos sendo altamente condizente com a realidade que havia lá.

Ao ser aplicado em nosso país, o método encontra barreiras, principalmente devido ao que conhecemos como o “jeitinho brasileiro”, onde tudo vai sendo feito do jeito que dá, sem planejamento, e depois se resolve. Esse é um ponto fundamental que precisa ser modificado na cultura das startups brasileiras, uma vez que executar sem planejar pode não só não ser benéfico, como trazer prejuízos grandes para o negócio.

Além disso, a cultura latina tem uma grande dificuldade de separar o pessoal do profissional, e de identificar falhas e feedbacks construtivos como sendo caminho para a evolução. Isso dificulta muito a aplicação do método OKR, no Brasil, principalmente se comparado ao público norte americano, que tem como foco conhecer os gargalos para otimizá-los.

 

Como aplicar o método OKR na sua startup?

 

O método OKR torna o processo de gestão mais simples e rápido, pois trabalha com a comunicação dentro da empresa, alinhando e engajando todos os colaboradores. A metodologia tem base dois elementos fundamentais:

  • Objetivos: que são descrições qualitativas do que deseja alcançar. Normalmente são curtos, ousados e devem conter algo relacionado à cultura ou valores da empresa para engajar e inspirar a equipe;
  • Resultados chave: estes já são quantitativos, e através deles é possível mensurar o progresso que será utilizado para atingir cada um dos objetivos definidos na etapa anterior. Esses resultados precisam ser totalmente mensuráveis. Dentro do método OKR cada objetivo deve ter de 2 a 5 resultados chave principais.

Para aplicar o método OKR é preciso definir as prioridades na empresa, para evitar desperdícios e desgastes no ambiente de trabalho. É preciso ter em mente os indicadores para medir e construir suas metas, sempre com a preferência para que sejam numéricos.

Outro ponto fundamental para a implementação do OKR é a cultura da empresa. Isso porque sem o engajamento de todos os colaboradores, será difícil definir, acompanhar e trabalhar para alcançar as metas planejadas. É preciso um trabalho de equipe. Por isso, é importante deixar claro para todos a finalidade e objetivos do método, a forma como será implementado e como se dará o acompanhamento. 

Assim, para promover uma aplicação eficiente do método OKR na sua startup, é preciso:

  • desenvolver uma boa comunicação: sempre alinhando as expectativas e resultados alcançados com todos os colaboradores;
  • alcançar a simplicidade: utilizando linguagem simples na criação dos objetivos e resultados chave, de modo que seja motivador e de fácil entendimento por todos;
  • implementar caminhos bottom-up e top-down: gerar engajamento e propósito em todos do time, envolvendo o máximo possível de pessoas no processo de OKR;
  • monitorar em ciclos curtos: acompanhar o progresso regularmente e realizar ajustes, sempre que necessário nas rotas;
  • definir stretch goals: as metas dentro do OKR devem ser ao mesmo tempo alcançáveis para não gerar frustração, e também desafiadoras para sair da zona de conforto e não ser tão fácil de conseguir.

 

Exemplos de objetivos e resultados chave

 

Para entender na prática como funciona, confira alguns exemplos de objetivos e resultados chave que separamos a seguir dentro do método OKR.

Objetivo 1: Dominar todo o mercado da região

Possíveis resultados chave: 

  • crescer 30% em número de clientes no primeiro trimestre; 
  • atingir ARR de R$ 1 milhão; 
  • consolidar vendas internacionais de pelo menos R$ 2 milhões.

Objetivo 2: Vender como nunca antes na história

Possíveis resultados chave:  

  • alcançar receita mensal de R$ 25 mil; 
  • melhorar a taxa de conversão entre oportunidades e vendas para 30%; 
  • diminuir em 40% o tempo de resposta para novos leads.

Objetivo 3: conquistar o coração dos clientes

Possíveis resultados chave:

  • bater a média de 3 visitas por semana por usuário ativo; 
  • alcançar um Net Promoter Score de 90%; 
  • ter um tráfego orgânico de 80%.

Lembrando sempre que é preciso que haja muita comunicação e transparência na empresa para que você consiga alcançar o sucesso. Ficou mais claro como funciona o método OKR e como você deve trabalhar nele para, através da definição das metas, promover um crescimento organizado e sustentável da sua startup? 

Confira mais conteúdos como este no blog do Startup SC e entre em contato se tiver dúvidas sobre a metodologia e sua aplicação!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.