fbpx

O que são incubadoras de empresas e como elas funcionam

O que são incubadoras de empresas e como elas funcionam

Saber o que são incubadoras de empresas pode ser um desafio para muitos empreendedores. Por mais que esse termo seja usado frequentemente – em conversa com amigos ou nas plataformas digitais – muitos ainda não conhecem o significado. 

É importante lembrar que quando falamos do assunto estamos mencionando um dos agentes principais em um ecossistema de startups, já que são responsáveis pelo crescimento e êxito de muitas marcas. 

Lembrando que o objetivo é auxiliar micro e pequenas empresas que já estão em funcionamento, ofertando produtos e serviços que modificam determinado setor. 

Quer saber o que são incubadoras de empresas? Então confira o conteúdo completo!

 

 

Incubadoras de empresas: o que é e porquê existem?

 

Disponibilizar suporte técnico, auxiliar na capacitação de empreendedores e participar do desenvolvimento das startups são algumas das ações realizadas pelas incubadoras. 

Isso porque as organizações atuam com o objetivo de melhorar a relação das marcas com a tecnologia, facilitando a entrada no mercado e a aproximação dos investidores. São nesses espaços que muitas startups caminham em direção ao sucesso. 

Além do suporte e acompanhamento nas atividades gerenciais, administrativas e mercadológicas, muitas instituições acabam passando por uma reformulação nos processos. O intuito é chegar ao resultado capaz de satisfazer quem mais importa: o  consumidor. 

É fato que os primeiros anos de uma startup são primordiais para conquistar o êxito, então, receber esse auxílio logo no início faz toda a diferença no processo de transformação e evolução.

Vale ressaltar que é oferecido ao empreendedor um espaço físico para instalação, podendo ser um escritório ou laboratório. É possível contar com sala de reunião e espaços para demonstrações de produtos e soluções. Os locais ofertados podem variar de uma incubadora para outra. 

Portanto, quando o assunto é o que são as incubadoras de empresas, vale mencionar que essas organizações fortalecem o empreendedorismo no país, contribuindo com o crescimento e o surgimento de novas startups.

 

Como funcionam as incubadoras de empresas?

 

Quando pensamos nesse nome logo lembramos de um momento simbólico: o nascimento. E, nesse caso, o termo foi escolhido justamente com esse objetivo, comparando o nascimento de um bebê com o de uma empresa. 

Assim como uma criança recebe o apoio necessário nos primeiros dias de vida, uma startup pode receber o suporte que precisa para evoluir.

É importante lembrar que existem alguns tipos de incubadoras e que podem ter ligação com universidades, órgãos governamentais ou instituições do terceiro setor.

De acordo com o Mapeamento dos Mecanismos de Geração de Empreendimentos Inovadores, divulgado em 2019, existem 363 incubadoras no Brasil.

 

3 maneiras de como as incubadoras de empresas podem ajudar no seu negócio

 

Após conferir o que são incubadoras de empresas, fica fácil  perceber a importância desse agente para o funcionamento do ecossistema, não é mesmo? 

Mas, em quais situações essas organizações podem contribuir no crescimento do seu negócio? Confira algumas opções: 

 

Melhorando o marketing 

O marketing é fundamental para quem deseja crescer. Porém, uma ação errada ou um planejamento equivocado podem custar caro – seja na questão financeira ou até mesmo para a reputação. 

Como muitos empreendedores possuem um conhecimento básico de marketing, é fundamental que esse aspecto seja melhorado, com palestras e conversas com especialistas. 

É justamente isso que acontece nas incubadoras, já que esses espaços são utilizados para aproximar os fundadores de grandes nomes da área. 

Está em dúvida sobre os processos da comunicação? Então aproveite para conferir o kit de análise e planejamento de marketing para startups.

 

Modificando a gestão empresarial  

É fato que muitas organizações acabam fechando por erros de gestão. Seja na hora de avaliar o lucro ou controlar as despesas, essa é uma das principais dificuldades para os empreendedores. 

Por isso, ao optar por uma incubadora, os especialistas podem verificar os equívocos que estão sendo cometidos com o objetivo de melhorar a lucratividade, facilitando o caminho para aqueles que desejam ter uma organização exponencial, por exemplo. 

Conforme dados da pesquisa Sobrevivência de Empresas, realizada pelo Sebrae, o microempreendedor individual (MEI) apresenta uma taxa de mortalidade de 29% em cinco anos. O levantamento levou em consideração dados da Receita Federal e levantamento de campo.

 

Atualizando as atividades tecnológicas 

A dificuldade em implementar ou atualizar os processos tecnológicos também é algo que pode afetar negativamente o negócio. 

Então, o papel das incubadoras é aproximar as empresas da tecnologia, incentivando a busca por novas soluções, a automatização de processos e a procura por novidades nessa área. 

Quer melhorar o dia a dia na sua empresa? Então baixe o e-book como estruturar seus processos e transformar sua startup em uma máquina de vendas!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.