fbpx

Rede social com aroma e sabor

Rede social com aroma e sabor

pipStartup Catarinense Pip! quer se tornar ponto de convergência para troca de receitas e dicas de gastronomia nas telas de computadores, tablets e smartphones

Uma novidade que surgiu em Santa Catarina vem ganhando seguidores na internet. A proposta dos idealizadores do Pip!, uma rede social de gastronomia, é integrar as pessoas que gostem de experimentar receitas ou de compartilhar seus feitos culinários, seja com receitas ou dicas na cozinha.

Assim como no Facebook, no Pip! o usuário pode comentar, gostar e compartilhar, mais a vantagem de preservar o post sem que ele se perca em meio à novas atualizações do perfil. Assim, a plataforma ao mesmo tempo em que se mantém atual, funciona como uma galeria de arte com cardápios variados ou fazendo às vezes dos antigos cadernos de receitas.

“É uma solução que utiliza e potencializa o hábito das pessoas postarem fotos de comidas no Facebook, Twitter, Instagram, etc. Nestas ferramentas estas postagens perdem-se na timeline, complicando muito pesquisar e colecionar posteriormente. Além disto, estas redes sociais não são feitas para postagem de receitas”, comenta Guido Jackson, que teve a ideia de criar a ferramenta juntamente com Thomaz Palma Santos e Rodrigo Boscaini de Freitas.

O empreendimento surgiu como uma startup em Jaraguá do Sul, região Norte de Santa Catarina, e desde que foi colocada no ar já conta com mais de 33 mil usuários. O rápido crescimento de usuários dá confiança aos três sócios quanto à popularização do Pip! junto à pessoas que gostam de cozinhar, blogueiros que postam receitas; chefs de cozinha e anunciantes de produtos relacionados.

“Percebemos que é uma necessidade real que as pessoas têm de exibir seus feitos culinários, acompanhar o que outras pessoas consomem ou cozinham, aliados a possibilidade de organizar estas receitas, buscar posteriormente quando queiram prepará-las, organizar eventos, jantares, confrarias etc. tudo isto na nuvem, web e mobile. É uma solução independente destas redes, é uma rede segmentada, porém conectada”, justifica Thomaz.

A Pip! é uma das startups participantes do programa de capacitação Startup SC (www.startupsc.com.br), desenvolvido pelo Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que visa o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.

Startup SC abre inscrições para segunda turma do programa de capacitação

As inscrições para a segunda turma do programa de capacitação Startup SC estão abertas. Para participar do processo basta acessar o site do projeto (www.startupsc.com.br) e preencher o formulário on line.

Ao todo, 20 empreendedores serão selecionados. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 21 de julho. Já o programa de capacitação começa em agosto vai até outubro. A primeira edição reuniu 204 inscrições e, destas, 20 startups estão chegando ao fim do programa.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.