fbpx

Tecnologia para educação: os impactos da oferta de cursos online no posicionamento digital do seu negócio

tecnologia para educacao

Tecnologia para educação: os impactos da oferta de cursos online no posicionamento digital do seu negócio

A migração para o online e a necessidade de adaptação ao meio digital permearam todos os setores da economia com a chegada da pandemia de Covid-19. Neste sentido, o uso e adesão à tecnologia para educação trouxe muitos benefícios ao setor.

 

Os cursos virtuais já eram uma realidade para muitos empreendedores, mas cresceram com o isolamento social. Segundo pesquisas do Google, em 2020 a busca por termos ligados a “cursos a distância” aumentou em cerca de 130%. Esta é uma realidade que veio para ficar, por isso, é um ótimo momento para empreendedores que pensam em vender cursos online. 

 

Neste conteúdo, vamos falar sobre educação a distância e sobre como a tecnologia vem ajudando nesse processo. Além disso, você vai conhecer um pouco mais sobre a iniciativa da Eveclass, startup integrante da 11ª turma do Programa de Capacitação Startup SC. Confira!

Educação a distância no Brasil

Antigamente, os cursos a distância aconteciam através de panfletos impressos e livros enviados pelos Correios. Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, esse aprendizado se desenvolveu e ganhou mais qualidade. E com o avanço da digitalização, é possível aprender online e com qualidade.

 

Há cursos onlines, livros digitais, videoaulas que podem ser assistidas várias vezes e plataformas que fazem o processo ser mais seguro e qualificado. Esses pontos trazem muitas vantagens para quem não tem tempo livre para frequentar uma aula no horário determinado, por exemplo.

 

Um modelo que conversa com essas necessidades latentes na sociedade é o microlearning. O formato consiste em um conceito de ensino a distância, de curta duração, fácil aprendizado e focado em um único objetivo. 

 

Dentro deste modelo, cada aula esgota o assunto proposto a ser apresentado nela mesma, sendo possível consumir em pouco tempo. O aprendizado pode ser complementado com outras “cápsulas” ou “pílulas de conhecimento”, como são chamados os conteúdos no microlearning.

 

Devido a esses benefícios, o formato vem sendo amplamente utilizado para treinamentos corporativos. O objetivo é produzir e oferecer aulas curtas e que vão direto ao ponto sobre cada assunto. Assim, o microlearning concilia a falta de tempo com a necessidade de adquirir novos conhecimentos. 

 

Exemplos de como este formato de tecnologia para educação pode ser explorado na sua empresa são a apresentação do negócio, cultura, plataforma etc. Assim, um novo colaborador, por exemplo, pode consumir essas etapas em pequenas doses. Além disso, o colaborador poderá ter acesso a toda a informação de que precisa para assumir sua posição de forma mais ágil.

 

Está cada vez mais fácil e rápido realizar cursos sobre qualquer assunto que um especialista se disponha a produzir.

Tecnologia para educação: vantagens para as empresas

Com a tecnologia para educação, os recursos de aprendizado puderam ser acessados por mais pessoas. As modalidades de ensino que se utilizam da tecnologia têm se mostrado cada vez mais vantajosas, fáceis e rápidas.

 

As ferramentas tecnológicas tornam o processo de aprendizado mais simples e prático. Além disso, há diferentes possibilidades de interação do aluno com colegas e com o professor. E, ainda, existe a vantagem de poder escolher os próprios horários para estudar. Isso porque passam a ter acesso às aulas gravadas para retornar ao conteúdo quando precisar.

 

O processo também é simplificado para professores e empreendedores que querem divulgar e vender seus conteúdos. Isso graças a um dos formatos possibilitados pela tecnologia para educação que é o Learning Management System (LMS, em português, “Sistema de Gestão de Aprendizagem”). 

 

Este sistema consiste em uma plataforma completa desenvolvida para gerenciar cursos online. Dessa forma, é possível distribuir materiais e cursos. Além disso, é possível gerenciar todo o cadastro dos alunos, mensalidades e armazenamento de aulas, etc.

 

Com mais tecnologias ajudando na disseminação do ensino a distância, mais e mais empreendedores estão investindo em cursos e treinamentos. Seja para seus próprios colaboradores ou para dividir seu conhecimento com outras pessoas. Uma das formas de trazer mais eficiência para este processo é contar com uma plataforma completa, como a Eveclass. Continue a leitura e saiba mais!

Eveclass

A startup Eveclass desenvolve uma plataforma para professores e empreendedores venderem produtos digitais (inclusive suas aulas e atividades), sem precisar desenvolver a ferramenta.

 

A empresa traz uma solução tecnológica completa com site, blog, checkout para venda sem integradores, área do aluno, aulas gravadas, aulas ao vivo, exercícios, e mais. Existe ainda a possibilidade de  vender atividades sem necessariamente ter um curso. 

 

Segundo Augusto Verzbickas, CEO da Eveclass, o grande diferencial da solução é o atendimento. “A empresa tem um gerente de conta para atuar no dia a dia com cada cliente apoiando com estratégias de venda”, explica Augusto. “Dessa forma, o empreendedor faz o seu marketing e geração de conteúdo, e a Eveclass cuida da parte de tecnologia”, complementa.

 

A startup se utiliza muito do conceito de microlearning, investindo em uma tendência de redução do número de pessoas buscando cursos formais. “Muitas pessoas passam a aprender mais ao longo da vida em cursos menores, mais práticos. Isso também descentraliza a geração de conteúdos de instituições, permitindo que todas as pessoas possam gerar conteúdo”, acrescenta.

 

A plataforma é fácil de usar, não há limite de aulas ou alunos, e conta com atendimento personalizado e totalmente escalável. “Nosso objetivo é facilitar o acesso a conteúdos de qualidade, sem o empreendedor precisar saber programar para divulgar suas aulas”, reforça Augusto.

 

Além disso, ela funciona para qualquer formato de negócio, desde que se deseje vender cursos, atividades ou exercícios no formato digital. Este é um exemplo de como a tecnologia para a educação pode, sim, ser acessível a todos. Tanto para quem produz o conteúdo, quanto para quem irá consumi-lo. 

 

Continue acompanhando nossos conteúdos no blog do Startup SC e fique por dentro de todas as novidades!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.