fbpx

Características e oportunidades do mercado de startups: saiba como começar a empreender neste universo

mercado de startups

Características e oportunidades do mercado de startups: saiba como começar a empreender neste universo

O mercado de startups está em constante expansão. Afinal, são empresas que buscam desenvolver produtos ou serviços inovadores, por meio da tecnologia.  Elas têm um crescimento acelerado, normalmente gerando muito lucro, e possuem baixo custo de manutenção.

Apesar do termo “startup” ter surgido nos Estados Unidos, ele se popularizou no Brasil entre 1996 e 2001. Essa foi a época do começo das empresas “ponto-com”, que eram definidas como inovadoras por estarem na internet.

Para saber mais sobre o mercado de startups, suas características e oportunidades, continue a leitura desse conteúdo!

 

O que é startup?

 

Startup é uma organização em fase inicial, ou também denominada de negócio nascente. Este tipo de empresa possui uma proposta de negócio inovadora, normalmente escalável, e replicável, e pode ou não envolver tecnologia.  Além disso, o produto ou serviço deve resolver um problema bem específico.

No começo, o termo era utilizado para as empresas que estavam desenvolvendo a internet e as novas tecnologias relacionadas a isso. Assim, o conceito de startup nasce da identificação e aproveitamento de uma oportunidade latente de mercado.

As startups são modelos de negócio ágeis e com crescimento acelerado. Isso porque, elas têm como foco o cliente e a oferta de produtos inovadores, o que explica também a crescente aceitação do mercado.

As principais características desse tipo de empresa são: inovação, modelo replicável, escalável, e trabalhar num cenário de incertezas. Confira a seguir um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Inovação

É preciso ser inovador para conseguir um espaço no mercado de startups. Para isso, deve-se procurar ambientes com grandes problemas e poucas soluções. Dessa forma, a ideia e o valor oferecido pela empresa tornam-se mais tangíveis.

Muitas das soluções envolvem tecnologias e automações de processos, trazendo eficiência para o negócio. Assim, é possível reduzir custos e se diferenciar dos concorrentes. No entanto, vale indicar aqui que esta não é necessariamente uma regra do mercado de startups: você pode desenvolver uma startup que não utilize tecnologia como seu core business.

 

Replicabilidade

O produto ou serviço desenvolvido por uma startup deve ser facilmente replicável dentro do mercado a que se propõe. Um caminho para isso é que a ideia seja sempre a mesma, mas variando volume e perfil para se adequar, quando necessário. 

Um bom exemplo disso é a Uber, que começou como um serviço de transporte de pessoas, e hoje atua como delivery de comida (Uber Eats) e de pacotes (Uber Flash) também.

 

Escalabilidade

Este conceito dentro do mercado de startups está relacionado ao potencial de crescimento, sem aumento proporcional dos custos operacionais. Por isso, o nicho de mercado de startups deve ter uma alta demanda para sustentar a empresa.

A tecnologia também entra nesse ponto, ajudando a automatizar processos e focar na experiência do cliente, para ter um crescente sucesso.

 

Cenário de incerteza

Como o empreendedor de startup normalmente ataca mercados ainda pouco explorados e com tecnologias inovadoras, há muita incerteza quanto ao que esperar. Normalmente, primeiro a solução deve ser apresentada ao mercado, e depois vem a validação do negócio – por meio do mínimo produto viável (MVP).

 

Características do mercado de startups brasileiro

 

Segundo a pesquisa feita pela Abstartups em parceria com a Accenture, em 2018, 73% das startups mapeadas se encontravam nas 10 maiores comunidades de startups do Brasil. E ainda, mais da metade dos entrevistados consideram que há apoio aos empreendedores nos processos. Isso mostra o poder de união e apoio mútuo ao crescimento e geração de oportunidades neste mercado no País.

O mercado de startups está no começo de seu crescimento no Brasil, e por isso, apresenta muitas oportunidades. Tanto é, que a idade média das empresas é de 2,7 anos. Mesmo com pouco tempo de vida, os índices de satisfação do mercado consumidor já são bem altos: mais de 60% dos entrevistados classificaram como bom ou ótimo.

A respeito da fonte inicial de investimentos para abrir uma startup, que é uma dúvida bastante comum entre os empreendedores, tem-se o seguinte cenário: o primeiro caminho é o capital do próprio empreendedor, e o segundo vem de investimentos anjo

 

Programa Zero Um Startups

 

Uma alternativa bastante recomendada por especialistas para entrar no mercado de startups, é preciso validar as ideias, para construir seu próprio negócio. Esse é o caso do Programa Zero Um Startups, que tem como objetivo auxiliar os empreendedores nas fases iniciais a estruturar sua ideia de startup.

O Programa, totalmente gratuito e online, é uma realização do Startup SC em parceria com a 49 Educação, e tem seu surgimento fomentado justamente no estado brasileiro com maior densidade de startups: Santa Catarina.

A partir de talks e mentorias com profissionais especializados, os inscritos têm acesso a conteúdos que abordam desde a conceituação inicial sobre o mercado de startups; passando por dicas de relacionamento com os primeiros clientes; até a prototipação e construção, de fato, de um aplicativo para a startup.

Ou seja, o programa contribui para que empreendedores iniciais possam desenvolver e aprender a escalar startups a partir da metodologia de design de negócios.

Se você está empreendendo e quer ingressar no mercado de startups com uma bagagem maior e com suas ideias validadas, acesse agora mesmo a página do programa e conheça mais! As aulas da terceira edição do Zero Um Startups foram realizadas nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2021, mas novas edições vêm pela frente. Continue acompanhando o blog do Startup SC para mais novidades!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.