fbpx

Como encontrar investidores para o seu negócio

Como encontrar investidores para o seu negócio

Cada vez mais fica evidente que o segredo de como encontrar investidores está na resiliência dos empreendedores e no potencial do negócio. Hoje as pessoas compreendem que para conseguir um investimento não é preciso ser uma grande empresa com uma grande ideia, mas batalhar e correr atrás. Existem diferentes momentos da jornada de uma startup em que ela pode captar recursos financeiros, sejam eles via investimento, editais, linhas de crédito entre outros.

 

Tudo depende da construção de um bom planejamento financeiro e da compreensão clara sobre quais os objetivos da empresa com aquela captação. Se a sua empresa já possui um modelo validado e está em busca de crescimento, os tipos de investimento que você deve buscar estão mais relacionados a impulsionar crescimento da empresa para tracionar suas vendas e seu reconhecimento de mercado.

Confira neste artigo algumas dicas de como encontrar investidores para levar o seu negócio a novos patamares de competitividade.

 

Como encontrar investidores é importante

Na maioria dos casos o empreendedorismo é um caminho difícil e que envolve uma série de desafios. Muitos deles dificilmente seriam superados se não fosse a presença de investimentos nos negócios. Uma grande parcela dos investidores inicia seus negócios com investimentos de amigos e familiares (Family, Friends, Fools — FFF) e até mesmo dos próprios sócios (bootstrapping).

No entanto, estas costumam ser captações menores que funcionam bem para auxiliar na estruturação inicial do negócio, validação de Product Market Fit e primeiras vendas. Se o objetivo é crescer, aumentando número de contratações e receita, o caminho é procurar por rodadas maiores e com investidores experientes.

Importante destacar que não somente a sua empresa deve buscar investidores interessados no negócio, mas também deve analisar esses perfis para ver se fazem sentido para você. Isso porque os diferentes tipos de investidores e de investimentos têm pontos que devem ser levados em consideração, especialmente a participação societária, para que você também escolha o investidor e não somente seja escolhido por ele.

 

Smart Money

Conceito bastante presente no universo dos investimentos Smart Money é quando uma empresa encontra um investidor — ou grupo de investidores — que agrega expertise de mercado ao negócio. Ou seja, não é somente o dinheiro pelo dinheiro, mas o recurso com valor agregado por conta do conhecimento que será compartilhado.

Assim, além de alavancar financeiramente a startup, o investidor entra com uma espécie de mentoria em alguns aspectos que ambos determinarem como sendo relevante, e na maior parte dos casos entra também com parcela da sociedade.

 

Se prepare para receber investimento

Independente do tipo de investimento que você está buscando, é necessário se preparar para recebê-lo. Os investidores analisam uma série de critérios para selecionar as empresas em que investem, e avaliam diversos pontos dentro de cada empresa para entender como se organizam em cada um deles.

Um exemplo é a gestão interna de processos e finanças. Os investidores vão avaliar como as lideranças da sua empresa cuidam das contas, como a empresa controla esse fluxo de caixa, que práticas aplica para otimização de recursos e como são projetados lucros futuros.

Além disso, os investidores analisam a estrutura da sua empresa, processo de contratação, gestão de pessoas, organização dos times, eficiência e produtividade. Todos esses elementos influenciam no potencial de crescimento e rentabilidade da empresa para o futuro, e é isso que os investidores buscam compreender quando fazem suas análises.

Evidente que o negócio em si, a solução, produto ou serviço oferecido, deve agregar valor com inovação e fit de mercado, e que isso conta muitos pontos. No entanto, somente ter uma ideia inovadora não é garantia no processo de como encontrar investidores.

 

Estruture um pitch comercial

Um passo muito importante da trajetória dos empreendedores na busca por recursos, após entender como encontrar investidores e de fato fazer com que eles demonstrem interesse pelo seu negócio, é estruturar um pitch comercial.

É neste momento que você irá colocar em prática o seu discurso de vendas para mostrar, de forma rápida e objetiva, o que for essencial para que esse investidor se torne parte do seu negócio. É importante conquistar os investidores através de uma boa apresentação, trazendo pontos de destaque sobre a sua ideia, equipe e solução.


Esteja presente e participe do ecossistema

Os relatos de diferentes empreendedores mostram que integrar e engajar em ações do ecossistema de tecnologia e inovação da sua região é um passo muito importante para encontrar investidores e alavancar negócios.

Os momentos de encontros como eventos e palestras, sejam eles online ou presenciais, são de extremo valor para auxiliar startups em como encontrar investidores. Por isso, recomenda-se frequentar programas de capacitação — como o Startup SC —, aceleração — como o Darwin Startups —, e incubação — como o MIDITEC da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) —, além de integrar grupos de discussão, hubs e demais iniciativas presentes na sua região.

Nesses canais são criadas diferentes conexões entre empreendedores com troca de práticas sobre o processo de captação de investimentos e também entre eles e os demais atores do ecossistema, como os próprios investidores. Assim é possível ter contato com essas pessoas, falar informalmente sobre a sua ideia e, eventualmente, até mesmo agendar uma reunião de apresentação do seu pitch.

Não existe uma fórmula mágica de como encontrar investidores ou até mesmo de como obter sucesso com esse tipo de abordagem. No entanto, se você seguir as dicas deste post, com certeza o processo será muito mais eficiente. Para saber mais sobre temas ligados a empreendedorismo acesse o blog do Startup SC!

Alexandre Souza

Coordenador do Startup SC, projeto do Sebrae/SC que tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.