fbpx

Gestão de vendas: tecnologia e pandemia como catalisadores

Gestão de vendas: tecnologia e pandemia como catalisadores

A gestão de vendas é fundamental para qualquer startup pois todas elas têm a venda como objetivo final. No entanto, para que o processo completo funcione é preciso muita organização e planejamento. E profissionalizar o setor comercial da sua startup pode ser um ótimo caminho para isso, aumentando sua eficiência e ainda mantendo o time motivado.

Gestão de vendas

São diversos os caminhos pelos quais a sua startup precisa passar para chegar a uma estrutura sólida de vendas, e é normal haver falhas neste processo. No entanto, é importante perceber que às vezes até mesmo grandes empresas com longo tempo de estrada apresentam dificuldades e precisam remodelar toda a sua estratégia.

Confira neste post como executar uma boa estratégia de gestão de vendas e conheça algumas de suas principais vantagens para startups.

 

Gestão de vendas: como fazer

Como o próprio nome diz, gestão de vendas é um conjunto de ações tomadas pela empresa com o objetivo de melhorar as vendas, na ponta final, mas também todos os processos relacionados a ela ao longo do caminho. Assim, não só os resultados, mas também os colaboradores e suas rotinas podem estar em constante evolução e aprimoramento.

Os processos envolvidos até chegar na venda passam por distribuição, marketing, publicidade, pesquisa, precificação, entre tantos outros. Através da gestão de vendas torna-se possível identificar os pontos de melhoria das operações e atacá-los com ações direcionadas.

Uma boa gestão de vendas é composta por planejamento financeiro, treinamentos, liderança e gerenciamento de recursos. Conhecer o seu cliente e entender como ele se comporta e compra também ajuda muito, ainda mais em um contexto de tantas transformações neste aspecto como o da pandemia de coronavírus.

As formas de vender mudaram, tudo está cada vez mais digital, e é preciso que as startups acompanhem essas transformações adaptando seus ciclos de vendas ao que o mercado está executando.  

Como é o caso da plataforma de vendas e pedidos Kyte, integrante da 10ª turma do programa de capacitação Startup SC, que trabalhou com o número de 26% de crescimento nas vendas em junho. A empresa, que é um aplicativo para gestão de vendas online, viu na internet um ótimo nicho para se especializar, e com dois anos de atividades, já conquistou bateram 33 mil sellers e 14 mil clientes pagantes no mundo todo até o mês de junho. Isso mostra a importância atribuída à gestão de vendas nos últimos meses. 

 

Como aplicar uma boa gestão de vendas

 

Planejamento

O primeiro passo para executar uma boa gestão de vendas é o planejamento. Analise de forma honesta as previsões para o futuro, para que você consiga ter uma visão mais precisa do seu negócio. Pense em como encontrar investidores, conseguir empréstimos, planeje estratégias lucrativas, sempre dentro da sua realidade.

 

Equipe e líder

Garanta o melhor preparo da sua equipe. Seus colaboradores precisam conhecer muito bem o produto e também os clientes. Por isso, atente-se às suas lideranças como guias e crie estratégias comerciais claras e palpáveis com bons argumentos de vendas.

 

Ferramentas

A gestão de vendas é um processo totalmente amparado por ferramentas disponíveis no mercado, como os CRMs e demais plataformas. Com elas, é possível realizar todos os processos de maneira digital e a distância, o que ajuda muito, principalmente em tempos de isolamento social.

Através dos meios online, hoje é possível otimizar todos os processos da gestão de vendas, desde a definição de metas até os contatos finais com os clientes para fechamento de negócio. Com um sistema de gestão de vendas, você tem todo o histórico de dados e métricas e também as suas projeções em um só lugar. Assim, sua equipe consegue analisar os resultados, identificar possíveis falhas e celebrar as conquistas.

Dessa forma, percebemos que a gestão de vendas se faz ainda mais necessária em um mundo digital, com algumas necessidades alavancadas pela pandemia. Se você está passando por alguma situação difícil ou quer saber mais sobre como executar uma boa estratégia de gestão de vendas, entre em contato com nossos especialistas e continue acompanhando nosso blog!

Alexandre Souza

Coordenador do Startup SC, projeto do Sebrae/SC que tem como objetivo o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.